10/11/2016

Lixão desativado de Artur Nogueira continua sendo poluído por moradores

Mesmo com lei municipal, moradores continuam descartando lixo e entulho na área

Michael Harteman

img_9615-1478538422

O antigo “lixão” de Artur Nogueira está localizado em uma estrada municipal logo após as residências do Programa Minha Casa Minha Vida. Desativado há alguns anos, o espaço deveria estar limpo e livre de quaisquer vestígios de lixo, no entanto a realidade é bem diferente. Devido a sujeira, o terreno atrai ratos, urubus e cachorros. Após a inauguração do bairro popular houve um aumento significativo da quantidade de lixo descartado no local.

Anos atrás, a Prefeitura deu outro destino ao lixo produzido no município e fechou o acesso do antigo “lixão” com uma valeta, impedindo que veículos entrem no local. A medida, entretanto, não está impedindo que transeuntes continuem a poluir, fazendo com que os resíduos fiquem próximos à estrada.

img_9616-1478538424

O coletor Brendo da Silva Batista explica que é comum encontrar pessoas que despejam lixo no local. “Já aconteceu de eu reclamar com a pessoa e ela mandar eu cuidar da minha vida”, relata. Batista conta que já fez diversas reclamações na Prefeitura, porém suas solicitações não foram atendidas. “Nem vou mais ligar, ninguém faz nada e o espaço continua sendo poluído, fica esse cheiro horrível e até bicho morto aparece”, finaliza.

img_9619-1478538430

Camila de Sá, auxiliar de escritório, é moradora da região e se mostra insatisfeita. Ela afirma que urubus constantemente circulam a região. “Não dá para entender, a coleta de lixo está passando no bairro, não há motivos para se jogar lixo ali”, constata. Outra reclamação vem do marceneiro Tiago Alves Ferreira. Ele acredita que se nenhuma atitude for tomada a situação tende a piorar, contaminando todo o terreno.

A coleta de lixo de Artur Nogueira é feita por uma empresa terceirizada, que destina o material a um aterro na cidade de Paulínia.

Posição da Prefeitura…

A Prefeitura informou ao Portal Nogueirense que é expressamente proibido jogar lixo em qualquer terreno dentro do município. O código de posturas que contempla essa proibição é o 252/2001 e 3105/2013. A Guarda Municipal faz o monitoramento desta lei. A lei prevê multa para aqueles que forem flagrados jogando lixo em lugares proibidos. O valor varia entre R$ 300 e R$ 2.000,00.

img_9609-1478538403


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.