16/04/2015

LGBT, O que é isto?

Por Raoni Zopolato Na verdade, a sigla correta seria LGBTTT, para facilitar a pronúncia, o entendimento, se usa a forma abreviada da denominação. Vamos à explicação de letra por letra: L: A palavra lésbica vem do latim lesbius e originalmente referia-se somente aos habitantes da Ilha de Lesbos, na Grécia. A ilha foi um importante centro cultural onde viveu a poetisa Safo, entre os séculos […]

Por Raoni Zopolato

Na verdade, a sigla correta seria LGBTTT, para facilitar a pronúncia, o entendimento, se usa a forma abreviada da denominação.

Vamos à explicação de letra por letra:

L: A palavra lésbica vem do latim lesbius e originalmente referia-se somente aos habitantes da Ilha de Lesbos, na Grécia. A ilha foi um importante centro cultural onde viveu a poetisa Safo, entre os séculos VI e VII A.C., muito admirada por seus poemas sobre amor e beleza, em sua maioria dirigida às mulheres. Por esta razão, o relacionamento sexual entre mulheres passou a ser conhecido como lesbianismo ou safismo. Nos dias de hoje lésbica quer dizer, mulher que sente atração física e emocional por outra mulher.

86th Annual Academy Awards - Show

Platão se referiu a Safo como “a décima musa”.

Até o século XIX a palavra lésbica não tinha o significado que hoje lhe é dado, o termo mais utilizado até então era “tríbade”.

G: Gay (do latim tardio gaiu, pelo francês gui e pelo inglês gay = “alegre, jovial”), ou, mais raramente, guei, é um termo de origem recente inglesa que é utilizado normalmente para se esignar o indivíduo, homem ou mulher, homosexual.

Ricky-Martin.-007

O termo inglês foi incorporado em outras línguas, sendo usada com muita frequência no Brasil e em Portugal. Embora, algumas vezes, gay seja usado como denominador comum entre homens e mulheres homossexuais e bissexuais, tal uso tem sido constantemente rejeitado por implicar na invisibilidade ante a lesbianidade e a bissexualidade. Da mesma forma, o senso comum algumas vezes atribui a palavra a pessoas travestis ou transexuais, atribuição esta resultante do desconhecimento da distinção entre sexualidade e gênero. Sendo mais usado para homens que se relacionam afetivamente, fisicamente com outros homens.

B: Bissexual, que vem da bissexualidade consiste na atração afetiva (seja ela sexual, romântica ou emocional) por pessoas de ambos os sexos (feminino, masculino), independentemente do gênero a que correspondem.

jose-de-abreu-6

O número de indivíduos que apresentam comportamentos e interesses de teor bissexual é maior do que se suporia à primeira impressão, devendo-se a pouca discussão desta situação essencialmente a uma tendência geral para a polarização da análise da sexualidade, restringindo-a a um binarismo estrutural, tanto ao nível acadêmico como, essencialmente, ao nível popular, entre a heterossexualidade e a homossexualidade.

T: Transgeneridade ou transgenerismo (termo referente às pessoas transgênero ou transgénero refere-se à condição onde a expressão de gênero e/ou identidade de gênero de uma pessoa é diferente daquelas atribuídas ao gênero designado no nascimento. Mais recentemente o termo também tem sido utilizado para definir pessoas que estão constantemente em trânsito entre um gênero e outro. O prefixo trans significa “além de”, “através de”.

205541_455283741201416_418243841_n

Transgênero é um conceito abrangente que engloba grupos diversificados de pessoas que têm em comum a não identificação com comportamentos e/ou papéis esperados do sexo biológico, determinado no seu nascimento. Esses grupos não são homogêneos dado que a não identificação com o gênero de nascimento se dá em graus diferenciados e refletem realidades diferentes, que seriam as Drag Queens.

T:travestilidade, referente às pessoas travestis, é uma expressão de gênero que difere da que foi designada à pessoa no nascimento, assumindo, portanto, um papel de gênero diferente daquele imposto pela sociedade, que objetiva transicionar para uma expressão diferente. Na maioria de suas expressões, a travestilidade se manifesta em pessoas designadas homens no nascimento, mas que objetivam a construção do feminino, através de suas roupas e podendo incluir ou não procedimentos estéticos e cirúrgicos. Esta identidade possui peculiaridades em relação a outras identidades transgêneras, em diferentes processos sociais e de institucionalização, articulando elementos como gênero, classe, raça, etnia e com o contexto urbano.

nanny_people_01

T: Transexualidade é a condição considerada pela OMS como um tipo de transtorno de identidade de gênero, mas pode ser considerado apenas um extremo do espectro de transtorno de identidade de gênero. Refere-se à condição do indivíduo que possui uma identidade de gênero diferente da designada ao nascimento, tendo o desejo de viver e ser aceito como sendo do sexo oposto. Usualmente, os homens e as mulheres transexuais apresentam uma sensação de desconforto ou impropriedade de seu próprio sexo anatômico e desejam fazer uma transição   de seu sexo de nascimento para o sexo oposto (sexo-alvo) com alguma ajuda médica (terapia de reatribuição de gênero) para seu corpo. A explicação estereotipada é de “uma mulher presa em um corpo masculino” ou vice-versa, ainda que muitos membros da comunidade transexual, assim como pessoas de fora da comunidade, rejeitem esta formulação.

campanha-de-moda-praia-com-lea-t-32-1545

Na França, deixou de ser considerada como transtorno mental em 2010 e foi o primeiro país a tomar esta decisão.

Nas próximas edições, iremos entrar mais a fundo sobre identidade de gênero.

……………………………….

raoni
Raoni Zopolato é professor de inglês e organizador do Encontro LGBT de Artur Nogueira.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.