20/07/2015

Léo Áquila anima 4º Encontro LGBT de Artur Nogueira

Segundo organização evento teve rotatividade de 5 mil pessoas no Balneário Municipal.

Isadora Stentzler

O 4º encontro LGBT de Artur Nogueira reuniu cerca de 5 mil pessoas no último domingo (19)  no Balneário Municipal Guilherme Carlini, segundo organização. O evento teve  como tema ‘Eu decidi amar você’ e contou com nove atrações, incluindo a participação da trans ativista Léo Áquila, que animou o público. Grupos de Limeira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho e Santa Barbara D’Oeste também compareceram.

IMG_6255

A concentração começou às 14 horas com músicas para o público e apresentações de dança. As grandes atrações tiveram início às 18h.

O evento contou com um pedido de casamento surpresa no palco. Jéssica e Savana foram convidadas a compartilhar a história de como se encontraram e como conseguiram a guarda definitiva de Lincon, o bebê do casal. Em surpresa Jéssica tomou o microfone e pediu a Savana: “Casa comigo?” De pronto, Savana respondeu com um sim.

Do palco, Paula Ferreira, que apresentava o evento junto do radialista Davi Fernandes, chamou a atenção para a importância do encontro como ato político. Também ressaltou a presença de uma família. “Que os políticos que votaram contra o estudo de identidade de gênero vejam essa família”, criticou.

A família apontada por Paula era a de Débora Lima Dias, de 33 anos. Ela estava acompanhada da avó, dos sobrinhos, dos filhos e também de vizinhos, ao todo dez pessoas. “A minha família não tem preconceito, por isso estamos aqui”, disse Paula enquanto dava mamadeira para Daniel, de um ano e dez meses. “E também adoramos uma festa.” Segundo Paula a família acompanha o encontro desde a primeira edição e acha fantástico.

O público vibrou quando a primeira grande atração confirmada subiu ao palco. Deena Love, que participou do The Voice Brasil, fez um show com repertório que incluiu Amy Winehouse, Tim Maia, Lady Gaga, As Frenéticas e o que ela chamou de “hino dos gays do universo”, I Will Survive.

IMG_5771

Em seguida Thália Bombinha animou o evento e convidou a plateia a participar de um concurso de dança.

Ainda subiram ao palco cover da Lady Gaga, grupos de dança da região e Paula Ferreira, com performances.

IMG_6158

O ponto auge do evento foi a participação da Léo Áquila, que pela segunda vez veio a Artur Nogueira. Antes do show, a jornalista e ativista trans pontuou a importância da atividade como ato politizador. “A parada mãe, de São Paulo, é linda, mas não atinge as cidades pequenas. Lá ganhamos visibilidade, mas é aqui que a mudança acontece”, frisou no camarim. “Nós precisamos politizar os gays e mostrar que muitas vezes é com nosso silêncio que damos uma lição”, disse se referindo ao momento em que membros da comunidade LGBT são alvos de represália. “Esses eventos ajudam muitas pessoas a saírem do armário. Porque armário é lugar pra coisa velha. Não para pessoas. Aqui elas se sentem bem e com essa inclusão conseguimos evitar até o suicídio.”

Perguntada sobre se estava feliz em retornar a Artur Nogueira, Léo Áquila sorriu e disse: “Sim! Ainda mais porque agora trouxe meu amor comigo”.

Ao subir no palco, Léo Áquila levou o empoderamento pregado em forma de discursos e da música.

IMG_5774

O evento foi organizado pela Comunidade LGBT de Artur Nogueira e contou com apoio da Prefeitura de Artur Nogueira e Governo do Estado de São Paulo, que pela primeira vez concedeu patrocínio.

De acordo com o ativista e idealizador do encontro, Raoni Zopolato, o evento foi “totalmente satisfatório” e aponta para a 5ª edição. “Nós conseguimos abordar todos os assuntos que estão em pauta, toda informação que queríamos passar nos conseguimos transmitir”, comenta. “A visão geral do evento é totalmente positiva, apesar das dificuldades que foram maiores este ano, o resultado foi satisfatório,  acontecerá o 5° Encontro.”

As dificuldades apontadas por Zopolato foram a falta de estrutura, falta de policiamento e falta de uma unidade de saúde.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.