18/11/2017

Judoca de Artur Nogueira se consagra campeão brasileiro

Lucas Brito venceu competição estudantil em final emocionante

Da redação

O ano de 2017 será inesquecível para o Judoca Lucas Brito. O nogueirense de 17 anos iniciou o Judô há 4 anos no Projeto Judô Esporte, realizado pela Prefeitura de Artur Nogueira. Só este ano Lucas acumulou os títulos de campeão da Copa São Paulo, vice-campeão do Meeting Nacional, vice-campeão Paulista, vice-campeão dos Jogos Regionais, vice-campeão brasileiro, vice-campeão do World Combat Games, além da medalha de bronze no Sul-americano realizado no Equador. Lucas Brito é o atual 2º colocado do Ranking Nacional da categoria sub 18 Pesado. No mês de junho. Foi campeão da 1ª fase dos Jogos Escolares em Sertãozinho. Com a conquista conseguiu a vaga para a Final Estadual da Competição, realizada em São Paulo no mês de agosto.

Com o titulo de campeão Paulista Estudantil Lucas garantiu a vaga para a fase nacional do evento pelo segundo ano consecutivo. “Os Jogos Escolares da Juventude são realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, com o auxílio do Ministério dos Esportes e grupo Globo, é a maior competição estudantil do Brasil, reconhecida por revelar dezenas de atletas olímpicos”, explica o Professor Rodolpho Lavoura.

Com a participação de quase 4 mil atletas de todo o Brasil, em 14 diferentes modalidades, os Jogos Escolares da Juventude tiveram seu início no dia 16 de novembro e se estenderá até o dia 25, mobilizando a cidade de Brasília-DF. O Judô teve seu início no dia 17 (sexta-feira). O nogueirense Lucas Brito foi um dos primeiros a entrar no tatame. Na primeira luta venceu Fernando Curvo do Mato Grosso. Nas quartas de Final venceu Derick Belo de Alagoas. Já na semifinal venceu Bruno Leite do Rio de Janeiro. Após as 3 vitorias iniciais conquistou a vaga para a grande final, a ser realizada contra Leonardo Santana, atual tri campeão da competição. O pernambucano foi seu algoz em 2017. Em 7 confrontos, Leonardo somou 7 vitorias sobre o Nogueirense.

A luta entre Lucas Brito e Leonardo Santana reeditou a final dessa competição no ano de 2016. Na ocasião, Leonardo ficou com o ouro e Lucas com a prata. Disposto a alterar o final dessa história, Lucas Brito seguiu concentrado, com uma postura muito segura e agressiva. Com a cautela e respeito entre os dois lutadores, a luta seguiu empatada até o seu final. Esse empate levou a luta ao Golden Score (ponto de ouro). Determinado a conquistar a medalha de ouro, Lucas impôs um ritmo mais veloz na luta. Tal ação gerou desconforto no adversário que tentou coibir a agressividade do nogueirense empurrando o nogueirense para fora da área de combate. Ao empurrar Lucas propositalmente, o Pernambucano recebeu uma punição (shido). Com essa punição, Lucas sagrou-se Campeão Brasileiro Estudantil.

A conquista foi recebida com festa pela família. “Eles estão muito felizes com a conquista de nosso menino homem, que sempre enfrentou muitas dificuldades para conseguir vencer. Somos de uma família humilde, sem muitos recursos ou patrocínios. Nossa família é muito unida e ainda contamos com o reforço da família Judô. Dessa forma conseguimos nos mobilizar para sonha o mesmo sonho de Lucas”, comenta Cícero Gomes, tio do atleta. Gomes aproveita a oportunidade para parabenizar o jovem Campeão que ainda lutara o Torneio por equipes no domingo, reforçando a equipe de São Paulo. “Parabéns negão, você é nosso orgulho. Sua família te ama e estamos te esperando para comemorarmos juntos”.

“Essa é uma conquista muito importante para todos. Por toda sua dedicação, superação e humildade, Lucas Brito vem se consolidando como um exemplo a ser seguido pelos judocas mais novos. Essa medalha também garante a continuidade da Bolsa Atleta que o judoca recebe do governo Estadual”, completa Rodolpho Lavoura.

O próximo compromisso de Lucas Brito será a Seletiva nacional de Base, a ser realizada entre os dias 2 e 3 de dezembro, em Curitiba. Brito viaja junto com Lucas Vieira em busca de uma vaga na seleção Brasileiro sub 21.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.

 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.