09/08/2016

Jovens de Artur Nogueira se destacam em concurso internacional de matemática

Ao todo, 27 estudantes receberam medalhas pelo desempenho positivo na competição.

Walisson Farias/ Leonardo Saimon

As estudantes nogueirenses Heloísa Ximenes e Nicole Antonioli se destacaram no concurso internacional de matemática na Escola São Paulo, em Holambra, onde receberam medalhas nesta segunda-feira (8) pelo desempenho positivo na competição.

A prova Canguru de Matemática ocorreu no dia 17 de março deste ano, mas somente nesta última segunda-feira as estudantes nogueirenses receberam as medalhas, além do certificado de participação.

ouro-1470765805

Ao todo, 248 alunos do ensino Fundamental e Médio da instituição participaram do concurso que contou com 170 mil inscritos em todo o Brasil. A instituição participa pelo terceiro ano consecutivo da prova, e pelo menos 500 escolas de todo o Estado fizeram parte deste evento. Outros 52 países também fazem parte do concurso.

Segundo a organização do evento no Brasil, o intuito não é realizar disputa entre as escolas e nem entre os países participantes, mas incentivar que outros estudantes também façam parte do evento. “O concurso visa atrair tantos estudantes quanto for possível, com a finalidade de mostrar-lhes que a Matemática pode ser interessante, útil e mesmo divertida”, explica a organização.

A prova acontece na própria escola e possui três níveis de dificuldades. A competição também é dividida por seis categorias que enquadram os alunos desde o ensino Fundamental até o Médio. Cada instituição recebe apenas as notas e colocações dos próprios alunos. “O contato do aluno com avaliações externas, diferentes daquelas com que está acostumado e a avaliação num contexto mais amplo fazem com que o mesmo consiga desenvolver suas habilidades de autocrítica e autonomia, desenvolver gosto pela Ciência”, avalia Sandro Ferreira, coordenador do concurso na escola.

620.3-1470765791

Satisfeita com o resultado obtido, a estudante Heloísa Ximenes, do 6° ano, ganhou medalha de prata. Ela conta que não esperava a colocação. “Eu estou muito feliz, muito mesmo. É o segundo ano que participo. É uma sensação que não sei explicar”, reforça a aluna.

620.4-1470765794

Aluna do segundo ano do Ensino Médio, Nicole Antonioli é veterana não só neste concurso, mas em outras competições semelhantes. Ela vê no incentivo da escola um dos fatores para o bom desempenho. “O conteúdo da escola ajuda bastante porque a competição exige conteúdos lógicos, então os assuntos da escola também trabalham nessa área”, destaca.  Nicole pretende fazer Engenheira no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), mas, enquanto isso, ela aproveita essas competições para assimilar os conteúdos dados em sala de aula. “Este ano eu vou prestar vários vestibulares como treineiro, e esses concursos são uma prática a mais fora da escola. É uma forma de eu me preparar”, relata.

Canguru da Matemática

O Canguru de Matemática é uma competição diferente, uma espécie de jogo. Estudantes dos 7 aos 18 anos podem participar do evento em seis diferentes categorias, resolvendo de 24 ou 30 questões de múltipla escolha, o tempo varia segundo o país. O Canguru não é somente para os melhores estudantes de Matemática. O resultado disso reflete no número de competidores. Em 2012, o concurso contou com cerca de seis milhões de inscrito. Ao todo, 52 países integram a Associação Canguru Sem Fronteiras, entidade responsável pelo evento.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.