09/06/2016

Jovem produz documentário sobre história do skate em Artur Nogueira

Produção conta com adeptos do esporte no município e retrata dia a dia dos skatistas.

Da redação

IMG_5752 - Cópia_852f4c2f5b637891e2387e932a66de7520fdcae6

Já considerado um esporte tradicional em Artur Nogueira, o skate reúne cada vez mais adeptos no município. E para conhecer um pouco mais sobre o cotidiano dos skatistas nogueirenses, um material recente pode ser a alternativa. Trata-se de um documentário disponível no site de compartilhamento de vídeos Youtube, produzido por Yean Florêncio, skatista de 21 anos que reside no município e pratica a modalidade desde os 11 anos. O material reúne o depoimento de vários praticantes do esporte na cidade e apresenta o dia a dia dos skatistas.

De acordo com Yean, a ideia não se resume apenas a Artur Nogueira. Um projeto chamado “Minha Cidade”, que reúne 15 canais no Youtube, tem o objetivo mostrar o cotidiano de skatistas em diversas cidades da região. O método de produção era livre, com alguns canais apresentando vídeos mais longos e outros mais curtos. Yean pensou em fazer algo diferente e levou pouco mais de dois meses para chegar ao resultado.

O jovem, que já produzia vídeos de “duelos” entre skatistas de Artur Nogueira, garante que a repercussão do conteúdo tem sido positiva. “O pessoal curtiu bastante, mesmo sendo um vídeo mais longo do que os que gravo normalmente. Os adeptos à modalide gostam de ver como é a prática do skate em outros lugares. Teve gente do Sul, de Minas Gerais e até aqui do interior de São Paulo mesmo que vieram falar comigo sobre o documentário”, explica o skatista.

IMG_5703 - Cópia_d4c535d0b60cecbcac37c091ee56cc26c02e89e9

Segundo Yean, o apoio do município é fundamental para a continuidade e crescimento do esporte em Artur Nogueira. “Com certeza o skate está evoluindo aqui na cidade. A construção e manutenção da pista, que é feita sempre que solicitamos e o apoio da Prefeitura são fundamentais para nós”, garante o jovem.

Yean Florêncio já participou de diversos campeonatos na região. Só em 2010 chegou a vencer mais de 40 campeonatos no interior de São Paulo e de Minas Gerais. Em 2013 competiu profissionalmente na Inglaterra, quando chegou a ficar na 11ª colocação, e em dois campeonatos na República Tcheca.

Com pouco mais de 40 minutos de duração, o documentário contém, além de depoimentos de praticantes do skate em Artur Nogueira, cenas gravadas nos locais onde mais se anda de skate no município. “Mostramos as ruas em que mais gostamos de andar e, é claro, nossa pista de skate.  Acho que o material vai ajudar a animar as pessoas da cidade que gostam de skate. Elas verão que se nós conseguimos chegar em campeonatos eles também podem conseguir”, completa.

Confira o documentário produzido por Yean:


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.