21/06/2016

Jovem de Artur Nogueira já é campeão nacional e dá aulas de Kung Fu

Yuri Junes dos Santos tem apenas 14 anos e é campeão brasileiro na modalidade.

Da redação

O Kung Fu é uma das artes marciais mais conhecidas do planeta e tem como um dos principais embaixadores o famoso ator e lutador Bruce Lee. Os mais jovens talvez já tenham ouvido falar da modalidade com o personagem animado do filme Kung Fu Panda.

O Portal Nogueirense foi até a Escola de Kung Fu Shaolin do Norte, localizada no Centro de Artur Nogueira, conhecer um jovem que, mais do que uma simples promessa,  já é realidade no esporte e também pode ser considerado uma referência.

Yuri Junes dos Santos, de apenas 14 anos,  é campeão paulista e brasileiro de Kung Fu. Mesmo com as muitas conquistas para tão pouca idade, o jovem nogueirense não se dá por satisfeito e pretende alçar longos voos.

IMG_4269_ed6a8dbcc056f1d09872a5248b3f2c5a6f32d798

Ao se aproximar de Yuri, nota-se que ele é um jovem centrado, estudioso e bastante dedicado. Em poucos minutos fica evidente o amor pelo tatame. “Cresci no meio dos treinamentos, vendo meu pai dar as aulas. Sempre soube que queria lutar Kung Fu”, afirma o campeão brasileiro.

O jovem também ressalta que, além do pai, Bruce Lee também é uma inspiração “Ele é um ídolo para mim. Sua força, determinação, foco e o seu treinamento me inspiram”, garante.

IMG_4271_5613766a1449ef54101090ac5f51d5ec4af75467_966a7b3188bec596bb48935f0e56168d004ebf79

A mãe Elismara Junes dos Santos e o pai Paulo dos Santos criaram Yuri em um ambiente tomado pelo Kung Fu. Ele se desenvolvia e, não só os primeiros passos apareciam, mas também os primeiros golpes. O pai conta que desde o ventre materno eles já sabiam que Yuri seria um lutador. “Ele engatinhava e aprendeu a andar no tatame. Foi natural ele vir para os treinos, nós nunca precisamos pedir para ele treinar. Yuri cresceu treinando”, conta orgulhoso. Além do casal e de Yuri, Yasmin Junes dos Santos, de nove anos, irmã do jovem campeão, também pratica a modalidade.

Paulo também ressalta que, nos últimos anos, muitas pessoas têm perdido o preconceito com as artes marciais, devido ao fato de serem cada vez mais divulgadas. “O Kung Fu não visa a briga. Pelo contrário, é uma filosofia de vida que promove vários benefícios. Fisicamente podemos destacar a força, resistência, coordenação motora, flexibilidade. No âmbito mental, os benefícios são o aumento da concentração, disciplina, respeito, sociabilidade e liderança”, ressalta.

Confira a rotina de Yuri nesta reportagem especial.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.