24/04/2016

Jamile Zopolato explica por que devemos investir em experiências e não em coisas

Consultora de viagens de Artur Nogueira dá importantes dicas de como escolher bem e aproveitar ao máximo uma viagem.

Na ocasião em que se comemora o Dia do Agente de Viagens, 22 de abril, a empresária e consultora de viagens Jamile Zopolato recebe a equipe do Portal Nogueirense na agência Ibratur, da qual é proprietária, justamente para compartilhar algumas das experiências vivenciadas durante suas viagens e o que levou a se dedicar ao setor de forma que se tornasse a referência que é hoje na região.

De olhar sincero e frases precisas, Jamile percorre durante a conversa sobre temas que vão da economia brasileira as preferências de destinos dos nogueirenses. Com um passaporte repleto de carimbos, a empresária aponta dicas importantes para quem espera aproveitar ao máximo uma viagem, seja sozinho ou acompanhado. Nesta entrevista, além de sugestões de viagens, a especialista explica a importância de desbravar horizontes e conhecer novas culturas.

Jamile também fala sobre os reflexos da crise nos negócios das agências de viagens e apresenta uma perspectiva otimista diante do atual cenário político e econômico do país. “Como o brasileiro tem a capacidade de lidar com as intempéries, noto uma reação positiva, um leve aquecimento nas vendas”, afirma a empresária, com a convicção que lhe é peculiar.

2

Por que devemos gastar dinheiro em experiências e não em coisas? Existe um provérbio que eu gosto muito: “ Uma vez por ano vá a algum lugar onde nunca esteve antes”. É do Dalai Lama. Certamente não para adquirir coisas e sim para ter novas experiências, crescimento e aprendizado pessoal, possibilitando o desenvolvimento do indivíduo. Coisas são coisas, podem até trazer um prazer imediato, hoje você as tem, amanhã não mais, talvez. As experiências são e serão sempre suas.

Qual é o destino mais procurado pelos moradores de Artur Nogueira? Por quê? De um modo geral, em se tratando de Brasil, por exemplo, Nordeste!  Sol o ano inteiro, praia e bom custo/benefício.

Você já viajou para várias partes do mundo. Qual foi a experiência mais inesquecível? Por quê? Viajei e viajo menos que gostaria (risos), mas tive a oportunidade de realizar um sonho de menina quando estudava nas aulas de história sobre o Egito, as pirâmides… Vê-las de perto foi simplesmente maravilhoso e inesquecível, não só as pirâmides assim como todos os monumentos e lugares por onde passei quando estive lá. Foi uma viagem mágica!

Um lugar fantástico e imperdível no Brasil? Citar um lugar num país lindo, de muita diversidade, lugares e culturas diferentes como é o caso do Brasil, é bastante difícil.  Mas como eu amo sol, praia e mar, vou ficar com Morro de São Paulo, na Bahia. Tive a oportunidade de frequentar aquele lugar e explorar toda sua beleza várias vezes. Bons momentos e boas memórias tenho de lá.

Qual sugestão você daria para aqueles que querem gastar pouco e fazer uma boa viagem? Conhecer algum lugar em um final de semana, por exemplo? Poços de Caldas, Monte Verde, Capitólio e São Tomé das Letras. São próximos daqui e um final de semana é suficiente para explorá-los individualmente.

E aqui dentro do estado de São Paulo? Algum passeio para recomendar que se possa fazer de carro? Moramos numa região privilegiada e nos arredores temos o “Circuito das Águas”. Para descansar, comer bem é uma boa opção.

Como nasceu sua paixão por viagens? Quando me casei fui morar em Aracajú (SE). Meu marido sempre gostou muito de viajar, tirava 30 dias de férias e passávamos quase todo este período viajando. Daí pra virar uma paixão não precisou de mais nada. Agora é assim: faço uma viagem já pensando na próxima.

Qual foi a pior experiência que teve em uma viagem? Quando fui ao Rio de Janeiro pela primeira vez, aluguei um apartamento, chegando lá me deparei com um prédio muito antigo, meio sujo. Pensei, ‘tomara que o apartamento seja melhor’. Ledo engano, era a réplica do prédio, apesar da excelente localização não teve como ficar lá, além do que, muito desconfortável. Fomos para um hotel. Ainda bem que a pior experiência foi só nesta parte. A estada foi tão maravilhosa quanto é a cidade.

Quais recomendações você dá para aqueles que vão fazer uma viagem para fora do país pela primeira vez? Procurar sempre um agente de viagens para ajudar na escolha, organização do roteiro, dicas importantes, documentação, etc. Nossa experiência e conhecimento fazem a diferença.

Quais cuidados devemos ter ao comprar uma viagem pela internet? Como agente de viagens, sugiro que você me procure. Vou te demonstrar por A + B que você estará mais seguro comprando comigo.  A internet pode ser seu pesadelo. Se for, não terei como ajudá-lo. Me procure antes de fazer sua compra pela internet, pois durante ou depois, não terei a solução. Ou então, deem uma olhada em meu site. Lá tem muitas sugestões. Basta acessar o www.ibratur.com.br.

Como está a procura por cruzeiros? Este mercado está em alta? O que você sugere? Cruzeiro é sempre muito procurado, porém na próxima temporada que inicia em dezembro teremos bem menos navios para atender a Costa Brasileira. A oferta será muito menor e esperar por promoções de última hora não será uma boa opção. Se há intenção de fazer um cruzeiro, as tarifas já foram lançadas, a hora é agora. A Ibratur comercializa todos os navios e roteiros. Estamos à sua disposição!

1

Qual é a sugestão perfeita para um casal em lua de mel? Como em toda viagem, depende muito do perfil e das possibilidades de investimento do casal. Depois de uma correria com a organização, para realização do casamento, é sempre muito bem vindo um resort, até mesmo um resort flutuante (navio). Temos excelentes opções.

E para os solteiros que querem se divertir? Diversão para solteiros… Rio de Janeiro, Porto Seguro, Fortaleza. Fora do Brasil: Cancun, Miami, Las Vegas, Barcelona, Ibiza, cruzeiros temáticos são uma boa opção também.

O turismo de aventura está em alta. Qual sua sugestão aqui no Brasil? Bonito no Mato Grosso do Sul, foi considerado o melhor destino de ecoturismo do Brasil e um dos melhores do mundo, vale a pena conhecer. Temos também a Chapada Diamantina para quem gosta de muita aventura, Chapada dos Veadeiros com muitas cachoeiras, cânions e piscinas naturais, Fernando de Noronha e, para quem quer algo aqui por perto, Brotas é uma ótima opção.

Uma viagem que toda família deveria fazer. Por quê? Conhecer um lugar com neve… Sou amante do sol como já citei anteriormente, mas lugares turísticos com neve são deslumbrantes e diferentes para nós que moramos num país tropical. Outra opção muito divertida é fazer um cruzeiro em família, toda facilidade e entretenimento para os adultos e para as crianças e para os amantes dos parques de diversão, a Disney é uma excelente viagem, tem toda a magia que encanta os filhos e também os pais.

Avião, carro ou ônibus? Quais as diferenças entre preços? Qual o melhor custo benefício?

Avião – Transporte rápido e abrangente, atualmente com bom custo/benefício;

Carro – Te dá liberdade de ir para onde quiser, pelo tempo que achar necessário, porém exige mais tempo e nem sempre o custo será menor. Seu gasto até o destino final pode superar uma viagem de avião;

Ônibus –  muito confortável, limitante no que diz respeito a individualidade já que é um transporte coletivo, demanda mais tempo mas com menor custo.

A crise político/econômica que enfrentamos interfere de alguma maneira nos negócios das agências de turismo? Existe uma crise econômica instalada não só no Brasil mas no mundo, a exemplo da China, alguns países da Europa e, com a globalização é natural que isto venha influenciar nossa economia. Já a crise política, esta sim, está retraindo a economia mais ainda. Assim como em todas as áreas houve uma queda e com o turismo não foi diferente. Como o brasileiro tem a capacidade de lidar com as intempéries, noto uma reação positiva, um leve aquecimento nas vendas, o que é muito bom!


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.