19/04/2017

Instituto Adolfo Lutz divulga resultados de exames sobre surto de crianças em Artur Nogueira

Novo exame indica que causa não foi intoxicação alimentar

Da redação

Após mais de um mês do surto de centenas de crianças em Artur Nogueira, os resultados dos exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz foram divulgados. Assim, nesta quarta-feira (19), constatou-se que a causa dos sintomas graves de saúde não está vinculada a uma suposta intoxicação alimentar. A Prefeitura salientou, mais uma vez, por meio de assessoria, que “não foi apenas alunos de uma escola, pois houve casos de vários bairros da cidade”. No entanto, a maior parte das vítimas eram estudante da Escola Ederaldo Rossetti (Caic). Até o momento não foi divulgada a razão do surto.

samaritano (2)-1489110362

Dois institutos realizaram testes para tentar descobrir quais foram os motivos que levaram mais de 200 crianças a passarem mal. O Instituto Adolfo Lutz e o laboratório particular de Campinas, Vital Brazil, alegaram que “não foram isolados microrganismos enteropatogênicos”, ou seja, não foi acusada indicação de intoxicação alimentar. Os dois resultados divulgados analisaram as fezes de algumas das vítimas, que apresentaram sintomas como febre, dor de cabeça, diarreia e vômito. Amostras de água também estiveram sob análise do Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean).

Relembre o caso

Dezenas de crianças chegaram passando mal ao Pronto-Socorro do Hospital Bom Samaritano no início de março, especialmente nos dias 8, 9 e 10. A Secretaria de Saúde confirmou que o número de crianças afetadas passou de 200. As vítimas eram de diferentes partes da cidade, mas o maior número delas era estudante da Escola Ederaldo Rossetti (Caic).

Na época, o então secretário de Saúde de Artur Nogueira, Zeedivaldo Miranda, – recentemente exonerado do cargo – afirmou que a causa dos sintomas poderia estar ligada ao Rotavírus, mas não descartou a possibilidade de infecção alimentar.

Leia mais

Dezenas de crianças passam mal e vão parar em hospital de Artur Nogueira

Secretário de Saúde confirma que 200 crianças passaram mal em Artur Nogueira

Saean realiza teste para identificar causa de surto em crianças

Vereadores registram BO contra hospital de Artur Nogueira

Surto em crianças repercute na Câmara de Artur Nogueira

Exame aponta que crianças de Artur Nogueira não tiveram intoxicação alimentar

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.