05/04/2016

Índice de carros furtados entre janeiro e fevereiro em Artur Nogueira é o maior em três anos

Aumento da criminalidade foi tema da reunião do Conseg ocorrida na noite desta segunda-feira.

O início de 2016 registrou o maior número de veículos furtados desde 2014 em Artur Nogueira. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e correspondem aos meses de janeiro e fevereiro de 2014 à 2016. De acordo com os números, nos dois primeiros meses de 2014 foram 12 carros furtados. No mesmo período em 2015 foram 7 veículos levados. Já neste ano, o número é o mesmo do período dos dois últimos anos somados: 19 carros furtados. Em cima destes dados, o Conseg (Conselho de Segurança) apresentou uma série de questionamentos aos órgãos responsáveis pela área de segurança pública no município, durante reunião na noite desta segunda-feira (04).

IMG_5042-Copia

A atividade ocorreu no Auditório da Associação Comercial de Artur Nogueira (Acean), e nesta edição teve a principal finalidade de questionar órgãos como Polícia Militar, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Polícia Civil e Promoção Social a respeito da segurança no município.

De acordo com o Conseg, as questões levantadas à Polícia Militar e à Guarda Municipal envolveram dúvidas a respeito da redução do número de policiais no período da estatística, redução no horário dos turnos ou de turno extra remunerado, mudança na frequência ou itinerário das rondas, entre outros pontos. Para o Conselho Tutelar, os pontos levantados foram os procedimentos na soltura de menores que são autuados e se existe algum acompanhamento para os menores após a soltura.

IMG_7264

O Conseg de Artur Nogueira também levantou questionamentos à Polícia Civil, focando em quanto tempo um menor pode ficar na delegacia, a disposição das autoridades, casos de menores reincidentes e no número de inquéritos que aguardam na fila para investigação. Entre as pautas foi discutida ainda a atuação da Promoção Social junto às famílias dos menores autuados e a importância de buscar uma integração com outros conselhos do município como o Conselho de Habitação, tendo em vista a migração de famílias para o complexo habitacional do programa Minha Casa Minha Vida e também a participação do Conselho Tutelar em atividades conjuntas.

Entre os participantes da reunião do Conseg estavam o comandante da Guarda Civil Municipal, Hélio José dos Santos, e uma representante da Polícia Civil, além dos conselheiros da entidade. O presidente do Conseg, Denisar Franco apresentou um conjunto de perguntas a serem feitas aos principais órgãos ligados a segurança, entre eles a Polícia Militar, a Civil, a Guarda Municipal, ao Conselho Tutelar e a Secretaria de Assistência Social.

Denisar demonstrou estranheza com relação a informações preliminares obtidas pelo Conselho Tutelar de que o órgão atua apenas entre crianças e adolescentes até 14 anos, deixando a responsabilidade das faixas etárias maiores para a Secretaria de Assistência Social. Convidados à participarem, nem representante do Conselho Tutelar, nem da Assistência Social estiveram presentes para responder aos questionamentos, que devem ser encaminhados por e-mail.

O presidente reforçou a importância das estatísticas como base para fundamentar as ações de segurança. “Os números são frios, mas com eles a gente consegue dimensionar os trabalhos dos órgãos competentes”, explica.

IMG_7270


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.