05/09/2017

Incêndio em Artur Nogueira coloca posto de combustíveis em risco

Chamas tiveram início no fim da tarde

Da redação

Um incêndio às margens da Rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332) colocou em risco residências e um posto de combustíveis em Artur Nogueira. As chamas tiveram início no fim da tarde, por volta das 17 horas, mas foram controladas pela Brigada de Incêndio do município. Ninguém ficou ferido e não há informações sobre as causas do fogo.

Os motoristas que transitavam pela pista sul da SP-332, com sentido a Artur Nogueira/Cosmópolis (SP), precisaram redobrar o cuidado ao volante por causa da fumaça e das chamas, que chegaram à beira da pista. O fogo se alastrou rapidamente e ameaçou atingir um posto de combustíveis e algumas casas que ficavam próximas ao local.

De acordo com Cibele Apfer, que atua junto à administração do posto, o fogo teve início por volta das 17 horas e se espalhou pelo terreno rapidamente. “As chamas estavam bem altas e chegaram perto do posto”, comenta. “Foi rápido, as chamas subiram muito rápido, e fiquei com medo de que atingissem as casas que tem aqui perto. Sem falar no próprio posto. Poderia causar alguma explosão”, acrescenta.

A declarante conta que acionou a Brigada de Incêndio de Artur Nogueira e foi atendida prontamente. “Eles vieram rapidinho, e não teve nenhum ferido por causa das chamas”, comenta. “A gente também se preocupa com o pessoal que está transitando pela rodovia, porque a fumaça branca pode provocar algum acidente”, ressalta.

Cibele revela ainda que não é a primeira vez que algo desse tipo acontece por ali. “Todo ano isso acontece. Acho que é um ato criminoso”, destaca. “Eu acho um absurdo que, com um tempo seco desses, coloquem fogo no mato”, declara.

Estiagem

O tempo seco e sem chuvas – estiagem – facilitam o surgimento e a propagação de incêndios florestais, além de trazer riscos à saúde da população. A baixa taxa de umidade relativa do ar, inclusive, colocou Artur Nogueira em estado de atenção, que é declarado quando o índice fica abaixo dos 30%.

De acordo com uma nota divulgada pela Prefeitura de Artur Nogueira, a umidade do ar no município chegou a 22,4% na tarde desta terça-feira (5). Entre os problemas listados pela nota como decorrentes do tempo seco estão complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos; e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

A nota também menciona cuidados a serem tomados nessas circunstâncias. Quando a umidade estiver entre 20% e 30% (estado de atenção), é importante evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.; sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.; e consumir água à vontade.

Quando a umidade estiver entre 12 e 20% (estado de alerta), observar as recomendações do estado de atenção; suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas; evitar aglomerações em ambientes fechados; usar soro fisiológico para olhos e narinas.

No estado de emergência, quando a umidade do ar fica abaixo de 12%, observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta; determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc.; determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas etc. entre 10 e 16 horas; durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.

Leia mais

Baixa umidade do ar coloca Artur Nogueira em estado de atenção

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.