14/10/2017

Horário de verão pode afetar saúde de moradores de Artur Nogueira

Relógios deverão ser adiantados em uma hora à meia-noite deste domingo (15)

Da redação

À meia-noite deste domingo (15), os relógios dos moradores de Artur Nogueira – e de quase metade do Brasil – deverão ser adiantados em uma hora. Para alegria de uns, e desespero de outros, o horário de verão vai começar. A mudança, no entanto, pode afetar a saúde, e é preciso tomar alguns cuidados para se adaptar ao novo horário sem grandes problemas.

Com a alteração dos relógios, as pessoas vão dormir antes do que estão acostumadas e se levantam uma hora mais cedo. Por conta disso, é muito comum as pessoas sentirem sonolência durante o dia, insônia à noite, cansaço e falta de apetite, além de um tremendo mau humor – sobretudo de manhã.

A alteração do sono pode, entre outras coisas, prejudicar o sistema imunológico e aumentar o risco de infartos. Um estudo publicado em 2008 no New England Journal of Medicine revela que a ocorrência de ataques cardíacos aumenta 5% nas três primeiras semanas após o início do horário de verão. Segundo os pesquisadores, o motivo disso seria a alteração nos padrões de sono que ocorrem com a mudança de horário.

O relógio biológico também muda, visto que os hormônios são regulados pela cadência do dia. Até que o corpo se adapte ao novo ritmo, é comum que a produtividade das pessoas diminua, devido à sonolência e cansaço. Como consequência, acidentes de trabalho também se tornam mais comuns, assim como os de trânsito, especialmente nos primeiros dias após a mudança.

A dica para não sofrer com os efeitos negativos do horário de verão sobre a saúde é tentar dormir mais cedo durante os dias que antecedem a mudança. Evitar exercícios físicos, cafeína e comidas pesadas horas antes de deitar também colabora para a qualidade do sono e melhor adaptação.

Horário de verão

O horário de verão é adotado no Brasil desde 1931. O objetivo da medida é economizar no consumo de energia e reduzir custos operacionais da geração de eletricidade. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o horário de verão possibilitou uma economia de R$ 162 milhões em 2016.

Este ano, o horário de verão entra em vigor neste domingo (15). O relógio deverá ser adiantado em uma hora nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. A mudança deve vigorar até o dia 18 de fevereiro de 2018, quando os relógios voltarão ao horário normal, sendo atrasados em uma hora.

Leia mais:

Governo confirma horário de verão para 2017

O que os nogueirenses pensam sobre o fim do horário de verão?

Nogueirenses pagarão mais caro por energia consumida em outubro

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.