15/09/2011

Mais de 500 fiéis participam de procissão da padroeira

Nogueirenses percorrem principais ruas da cidade

Quézia Amorim

O município de Artur Nogueira celebrou na quinta-feira, 15, o Dia da Padroeira Nossa Senhora das Dores.

A igreja matriz, do centro da cidade, realizou às 16 horas a tradicional missa e logo em seguida a procissão em homenagem à santa. Cerca de 500 fiéis participaram do encontro. “É um momento especial para pedirmos a proteção para nossa cidade e para todos que aqui vivem”, afirma a coordenadora da liturgia, Edméia Mello.

Logo após a procissão houve continuidade dos festejos no Salão Paroquial, com apresentação da dupla Dinho e Lucas.

A santa

A memória da padroeira foi introduzida pelo papa Pio VII em 1814, e lembra as dores de Maria, que teve momentos de alegria, mas principalmente de dor estando aos pés da cruz vendo seu filho morrer.

A padroeira

No dia 25 de novembro de 1934, em Artur Nogueira, a paróquia Nossa Senhora das Lágrimas foi criada pelo bispo Dom Francisco Campos Barreto, na época, participante da arquidiocese de Campinas. Porém, por esta santa não ter um dia festivo no calendário, o nome teve que ser mudado e, em maio do ano seguinte, a santa definida foi Nossa Senhora das Dores, hoje padroeira da cidade.

O feriado

O decreto de ponto facultativo foi instituído pela lei de n.º 589 no dia 5 de agosto de 1967. O dia 15 acabou sendo feriado municipal e o dia 16 apenas para os servidores das repartições públicas municipais.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.