03/02/2016

Hemocentro da Unicamp coleta sangue nesta quinta em Artur Nogueira

Doações podem ser feitas no período da manhã na Comunidade São Benedito.

O Hemocentro da Unicamp irá coletar sangue na manhã desta quinta-feira (4) na Comunidade São Benedito, bairro Nosso Chão, em Artur Nogueira. A iniciativa é uma parceria do Hemocentro com a Secretaria de Saúde e acontece das 9 às 12 horas. A expectativa é de que 100 doadores compareçam nesta edição.

De acordo com a responsável pela Captação de Doadores de Sangue do Hemocentro, Roberta Aparecida dos Santos, os estoques de sangue estão controlados com exceção do O+ e dos negativos, que tendem a ficar em falta em períodos mais críticos, como o inverno. “Algumas ações e campanhas de divulgação tem ajudado com os estoques de sangue no período de carnaval, e nos últimos anos, não tivemos problemas de desabastecimento”, esclarece.

Em relação a Artur Nogueira, Roberta aponta que sempre há uma adesão considerável, por isso são esperados para esta edição 100 candidatos e 80 bolsas de sangue, levando em conta os candidatos que poderão ser reprovados na triagem. “As campanhas realizadas em Artur Nogueira sempre foram muito boas, uma das melhores da RMC, porém, quando o local deixou de ser na região central da cidade, tivemos uma queda significativa no resultado, apesar da boa divulgação que realizam no município”, avalia.

Desde o final do ano passado as coletas deixaram de acontecer no Centro Pastoral João Paulo II para ir ao bairro Nosso Chão. Antes da mudança chegaram a ser registrados 133 doadores e 99 bolsas.

sangue

Doação

Interessados em doar nesta quinta-feira precisam estar alimentados e em bom estado de saúde, ter entre 18 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg. Os menores de 16 e 17 anos só podem doar mediante autorização presencial de um responsável. Pessoas com mais de 60 anos que quiserem fazer a primeira doação serão vetadas. O processo da doação consiste em cadastro, pré-triagem, triagem, lanche e leva aproximadamente oitenta minutos.

Cada candidato também responde a um questionário e é submetido à verificação de pressão arterial, temperatura e exame de anemia. Os resultados dirão se ele está apto ou não para doação. Todo este processo pode levar mais de 80 minutos e cerca de 30% são reprovados na triagem por motivos diversos.

Serão vetados de doar àqueles que tiverem sido diagnosticados com hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas expostas à doenças transmissíveis pelo sangue como Aids, Sífilis e Doença de Chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

O Hemocentro da Unicamp atende aos hospitais Dr. Leandro Franceschini, Estadual Sumaré, Municipal de Campinas Dr. Mário Gatti, Hospital e Maternidade Celso Pierro (PUCC 2), Centro Infantil Boldrini e Hospital de Clínicas da Unicamp. Bem como as Santas Casas e Prontos Socorros de 40 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) em que há campanhas de coleta de sangue regulares.

Em Artur Nogueira as coletas ocorrem a cada dois meses na primeira quinta-feira do mês.

Serviço

O que: Doação de sangue
Quando: Quinta-feira, 4 de fevereiro
Horário: Das 9 às 12 horas
Onde: Comunidade São Benedito, bairro Nosso Chão


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.