03/12/2014

Hemocentro da Unicamp coleta sangue e cadastra doadores de medula nesta quinta em Artur Nogueira

Serviço será oferecido das 9 às 12 horas no Centro Pastoral João Paulo II

Doação de Sangue

O Hemocentro da Unicamp fará coleta de sangue e cadastro para doadores de medula óssea nesta quinta-feira (4) das 9 às 12 horas no Centro Pastoral João Paulo II, próximo à praça da Matriz no centro de Artur Nogueira. A iniciativa é uma pareceria do Hemocentro com a Secretaria de Saúde e ocorre a cada dois meses no município.

Para doar é preciso estar alimentado e em bom estado de saúde, ter entre 18 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg. Os menores de 16 e 17 anos só podem doar mediante autorização presencial de um responsável. Pessoas com mais de 60 anos que quiserem fazer a primeira doação serão vetadas. O processo da doação consiste em cadastro, pré-triagem, triagem, lanche e leva aproximadamente oitenta minutos. Cada candidato também responde um questionário e é submetido à verificação de pressão arterial, temperatura e exame de anemia. Os resultados dirão se ele está apto ou não para doação.

Todos os doadores devem se apresentar com documento pessoal com foto.

Na última doação, realizada no dia 2 de outubro, foram coletadas 99 bolsas de sangue, com o cadastro de 45 novos doadores.

Medula

Já o cadastro para doadores de medula óssea  é semelhante ao de doadores de sangue, com a diferença de que no ato da doação são retirados de 5 a 10 milímetros a mais de sangue para testes. Estes testes determinam as características genéticas que são necessárias para averiguar a compatibilidade entre doadores e pacientes. Os dados pessoais e os resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados de pacientes que necessitam de transplante.

Em caso de compatibilidade, o doador é chamado para exames complementares e para realizar a doação.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) a chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil.

Em setembro desde ano o Portal Nogueirense acompanhou o caso de João Victor Lima Siqueira, um menino de sete anos, que precisa de um transplante de medula. Ele foi diagnosticado no ano passado com Anemia de Fanconi, uma doença rara que causa deficiência na medula óssea, impedindo a produção de células sanguíneas normais. Por consequência, a imunidade cai e os portadores tendem a contrair qualquer doença. Uma simples queda, por exemplo, pode desencadear uma hemorragia interna.

IMG_1328

Desde que foi diagnosticado a família realiza testes de compatibilidade para ajudar, mas até agora não teve resultados positivos. O caso completo pode ser relembrado aqui.

Nesta quinta-feira o Hemocentro da Unicamp disponibilizará 40 fichas para doares de medula óssea.

Serviço

Quando: Quinta-feira, 4 de dezembro
Local: Centro Pastoral João Paulo II, praça da Matriz, centro
Horas: 9 às 12 horas


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.