26/09/2014

Hemocentro adia cadastro de medula óssea em Artur Nogueira

O Hemocentro da Unicamp está fazendo coleta de sangue hoje, quinta-feira (2), das 9 às 12 horas, no Centro Pastoral João Paulo II, no centro de Artur Nogueira. A iniciativa é uma parceria do Hemocentro com a Secretaria de Saúde do município e espera coletar 140 bolsas de sangue. O cadastro de medula óssea que estava previsto […]

Doação de Sangue

O Hemocentro da Unicamp está fazendo coleta de sangue hoje, quinta-feira (2), das 9 às 12 horas, no Centro Pastoral João Paulo II, no centro de Artur Nogueira. A iniciativa é uma parceria do Hemocentro com a Secretaria de Saúde do município e espera coletar 140 bolsas de sangue. O cadastro de medula óssea que estava previsto para ocorrer paralelo a doação foi transferido para o dia 4 de dezembro.

A ação ocorre cada dois meses na cidade. Na última edição, em 7 de agosto, cerca de 200 pessoas compareceram mas apenas 130 estavam aptas para doar.

Doação

Para doar é preciso estar alimentado e em bom estado de saúde, ter entre 18 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg. Os menores de 16 e 17 anos só podem doar mediante autorização presencial de um responsável. Pessoas com mais de 60 anos que quiserem fazer a primeira doação serão vetadas. O processo da doação consiste em cadastro, pré-triagem, triagem, lanche e leva aproximadamente oitenta minutos. Cada candidato também responde um questionário e é submetido à verificação de pressão arterial, temperatura e exame de anemia. Os resultados dirão se ele está apto ou não para doação.

De acordo com a assistente social da captação de doadores de sangue, Roberta Aparecida dos Santos, o Hemocentro da Unicamp está sem o estoque ideal para cinco dias, como é chamado quando não há sangue o suficiente para os hospitais cadastrados. A maior necessidade, segundo Roberta, é a dos sangues O+ e todos os negativos.

A próxima edição da coleta em Artur Nogueira será no dia 4 de dezembro quando também haverá cadastro para doadores de medula óssea. Para cada doação deve ser respeitado o intervalo mínimo de seis meses.

O Hemocentro da Unicamp atende aos hospitais Dr. Leandro Franceschini, Estadual Sumaré, Municipal de Campinas Dr. Mário Gatti, Hospital e Maternidade Celso Pierro (PUCC 2), Centro Infantil Boldrini e Hospital de Clínicas da Unicamp. Bem como as Santas Casas e Prontos Socorros de 40 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) em que há campanhas de coleta de sague regulares. Segundo Roberta, ao todo são 68 hospitais cadastrados na Unicamp.

Serviço

Dia: Quinta-feira, 2 de outubro
Local: Centro Pastoral João Paulo II, praça da Matriz, centro
Horas: 9 às 12 horas


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.