02/01/2017

Há 22 anos, Câmara de Artur Nogueira era elogiada em rede nacional

Casa de leis foi destaque por ser econômica

Michael Harteman

No ano de 1994, a Câmara de Artur Nogueira ocupou espaço na mídia nacional. A homenagem foi possível graças a boa administração do dinheiro público efetuada pela Casa. Veículos como Rede Globo, SBT, Bandeirantes e jornais impressos noticiaram, na época, a contenção de gastos realizada pelos vereadores.

img_0029-1482500859

Edson Luiz de Oliveira (Edson Croife) concede entrevista a Rede Globo

O então presidente da Câmara, Edson Luiz de Oliveira (Edson Croife), conta que o trabalho desenvolvido visava diminuir as despesas do Poder Legislativo. “Nós vimos que o valor era muito alto e devolvíamos mais de 75% para a Prefeitura”, explica Croife. Na época, Artur Nogueira contava com nove vereadores, que recebiam o equivalente a um salário mínimo nos dias de hoje.

img_0035-1482500863

Presidente da Câmara, na época, é capa do jornal Correio Popular

O ex-vereador afirma ainda que na época dele os vereadores trabalhavam com mais amor e intensidade, pois pensavam mais na população. Para Croife, o vereador deve pensar em primeiro lugar na população e não em satisfazer seus desejos pessoais. Ele conta que quando era presidente da Câmara, o Governo do Estado de São Paulo doou dois carros para a casa. Croife, no entanto, decidiu doar os veículos para duas instituições. “Era um Fusca e um Gol. O Fusca foi pra Sasan e o Gol para a Apae. A gente usava nosso próprio carro para andar na cidade”, completa.

Legislatura 1993-1996
Adivaldo Tagliari Barbosa
Edson Luiz de Oliveira
João Cantarelli
João Carlos Fernandes
Maria Aparecida Gomes Levighin
Maria Claudia Munhoz
Osmar Sebastião Catarina
Reinaldo Amélio Tagliari
Wlademir Caetano de Marais

Reinaldo Amélio Tagliari, conhecido como Melinho, era vereador na época. Ele afirma que o mandato que aconteceu entre os anos de 1993 e 1996 foi especial. “Nós gastávamos somente o necessário, realmente éramos uma Câmara econômica”, comenta. Melinho compara o gasto daquela época à maneira de pensar na economia de uma família. “Nós não gastamos em casa com o que não precisamos, essa era a maneira de pensar daqueles vereadores”, completa.

Já Maria Aparecida Gomes Levighin, conhecida como Maria Professora, não deixa de expressar seu parecer com relação àquela gestão que fez parte. Maria afirma que embora houvesse discussões em algumas sessões, os vereadores estavam sempre buscando o mesmo objetivo: economizar. “Nessa legislação não tínhamos carro (oficial). Nós conseguíamos usar somente o necessário da verba da prefeitura”, afirma.

img_0032-1482500861

Salário dos vereadores atuais

Os novos vereadores de Artur Nogueira, que tomaram posse ontem, domingo (1), receberão um salário de R$ 5.900,00 cada – um acréscimo de 28,2% comparado à última legislatura. Ou seja, somando apenas os salários dos vereadores a Câmara gastará mais de R$ 70 mil por mês.

……………………………………………………

Leia também:

Ermes Dagrela é eleito presidente da Câmara de Artur Nogueira

Seis atribuições para os próximos vereadores de Artur Nogueira


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.