21/10/2015

Guarda Municipal de Artur Nogueira completa 35 anos

Fundada em 21 de outubro de 1980, corporação contava com apenas nove guardas no início.

A Guarda Municipal de Artur Nogueira comemora nesta quarta-feira (21) 35 anos de existência. Idealizada pelo então vereador Rieli Duzzi, no mandato do prefeito Rubens da Silva Barros, a corporação nasceu em 1980 com nove pessoas e o objetivo de aumentar a segurança.

Assista abaixo o vídeo institucional criado há três décadas sobre a criação da Guarda no município:

Hoje, com efetivo de 65 guardas, o batalhão conta com três projetos educacionais, sistema de vídeo monitoramento, base móvel, guarda ambiental, moderno sistema de rádio e dez viaturas – incluindo duas motos.

guarda formação

O comandante Hélio José dos Santos chegou à corporação em fevereiro de 1990 como guarda municipal. Foram 23 anos de GM até que, em 2013, tornou-se comandante da corporação. Lembrar do início da carreira é lembrar de um tempo de recursos limitados, uma cidade pequena e violência reduzida. “Éramos em sete guardas municipais. Nosso trabalho começava às 6 horas da manhã e ia até às 5 horas. A guarda então ficava uma hora fechada”, conta. Na época, Santos estima que existiam em Artur Nogueira 20 mil habitantes e o serviço da Guarda era focado na parte operacional, com rondas em escolas e atendimento de ocorrências. “Tínhamos pouco contingente”, atenua Santos.

IMG_6776 - Copia

Quando assumiu o comando, em janeiro de 2013, a guarda seguia com o mesmo perfil. Devido à cidade ser pequena o trabalho incumbido à Polícia Militar já era adotado em alguma escala pela GCM, mas ainda não eram realizados projetos de iniciativa pela corporação.

No final daquele ano o Grupo Tático de Artur Nogueira (GTAN), que já existia, recebeu reforço tático, tornando-se um grupo “de chegada”, como aponta Santos.

gtan

No ano seguinte viriam as principais mudanças da GCM que incluiria a criação do projeto Guard, de conscientização contra o uso de drogas às crianças do quinto ano (antiga quarta série). “De 2013 para cá a Guarda revolucionou. Instalamos vídeo-monitoramento, modernizamos nosso sistema de rádio, temos base móvel e a guarda ambiental. Para 2016 também estudamos ampliar o projeto Guard para adolescentes do nono ano”, aponta. O projeto Guard já é realizado no nono ano de algumas escolas particulares com enfoque na “amizade” e conscientização anti-drogas lícitas e ilícitas. O trabalho também é desenvolvido em pequena escala em empresas.

Em 8 de agosto de 2014, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei nº 13.022 que regulamenta o serviço das guardas municipais. O Art. 2o Incumbe torna as guardas “instituições de caráter civil, uniformizadas e armadas conforme previsto em lei, a função de proteção municipal preventiva, ressalvadas as competências da União, dos Estados e do Distrito Federal”. De acordo com Santos, a lei regulamentou o trabalho que a GCM já vinha fazendo na cidade e deu poder de polícia às guardas, o que inclui porte de arma e proteção à vida – não apenas ao patrimônio.

Hoje a GCM de Artur Nogueira atende todas as ocorrências. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 153, 3877-1823 ou 3877-2353. “O município que não possui uma Guarda sofre com a segurança, eles querem alguém que os defenda”, frisa Santos.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.