21/10/2010

Guarda Municipal de Artur Nogueira completa 30 anos de atividade

GM foi fundada 1980

Fundada em 1980, na administração do Prefeito Rubens da Silva Barros, a Guarda Municipal de Artur Nogueira era bem diferente do que a de hoje. Segundo o guarda Carlos Roberto dos Santos, naquela época eram apenas nove guardas municipais, um chefe e um fusca, que se reuniam em frente a uma padaria sob a sombra de uma árvore.

Hoje, 30 anos depois, a Guarda conta com 51 homens, todos com coletes a prova de balas, funcional para porte de armas e aguardam a chegada de novos uniformes e quatro armas 12. Cinco dos guardas atendem a delegacia e um o fórum, duas motos são emprestadas ao Departamento de Trânsito e oito viaturas a serviço da corporação.

O porte funcional de armas só é possível devido à capacitação assídua exigida em cursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública em Brasília (Senasp), e ao convênio com a Polícia Federal, que vai até 2014.

É através desses cursos que um novo projeto está previsto com apoio da administração, dois dos guardas fizeram curso de cinotecnia, técnicas de adestramento de cães de defesa e ataque se hot vailer para ataque, um labrador farejador de droga e a obtenção de um canil.

O índice da redução de ocorrências no último ano é considerável de junho de 2009 a junho 2010, obtiveram 58% em todo o município, isso só foi possível através da parceria com a Polícia Militar e Polícia Civil em um sistema implantado pela administração no ano passado que teve apenas quatro homicídios no ano, relacionados à droga normalmente trazida de fora.

O sistema detalha a estatística por idade, horário, sexo e horário de ocorrências divididos em quatro períodos, mostram as regiões mais críticas a serem trabalhadas. Mês a mês, as estatísticas são finalizadas e enviadas aos órgãos de segurança para atuarem juntos com a polícia civil, que fornece as ocorrências do município.

Uma preocupação grande é com as abordagens, os guardas são sempre orientados a agir de forma cautelosa, para que exista um ótimo trabalho e colaboração para a segurança da população nogueirense.

Reportagem de Rafaella Magossi – Assessoria de imprensa


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.