17/04/2016

Grupo de jovens realiza ato pela democracia neste domingo em Artur Nogueira

Evento ocorrerá no Centro Cultural Tom Jobim.

Com o intuito de discutir e se manifestar publicamente a respeito do cenário político nacional, o coletivo ModTrip e a Pastoral da Juventude promovem no próximo domingo (17) uma aula pública sobre o tema. Único evento sobre o tema no município, a atividade deve reunir intelectuais, artistas e estudantes de diversos municípios da região, incluindo Artur Nogueira, participar do ‘Ato da Juventude pela Democracia‘, marcado para começar às 16 horas, no Centro Cultural Tom Jobim, em Artur Nogueira.

Para o estudante Cley Medeiros, integrante da ModTrip e um dos organizadores da atividade, o objetivo do evento é “sensibilizar a comunidade de Artur Nogueira para buscar conversar sobre o momento atual da história brasileira sob uma ótica além dos meios de comunicação tradicional e do ponto de vista que eles fortalecem”. Segundo Medeiros é necessário “entender os interesses por detrás do movimento pelo impeachment”.

O grupo lançou ainda um manifesto na internet sobre o tema. O documento é aberto e pode ser assinado por aqueles que compactuam com a ideia de que a destituição da presidenta da República do cargo não resolverá o problema da corrupção no país. Para o coletivo, o condutor do processo de impeachment, deputado Eduardo Cunha (PMDB), que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) e responde por crimes de sonegação, não tem condições alguma de dirigir os trabalhos do Congresso.

O Coletivo ModTrip tem organizado uma série de eventos no município que tratam de temas inerentes ao cotidiano da juventude. Sob a ótica da importância estratégica do engajamento da sociedade nas questões políticas, culturais e sociais, o coletivo tem provocado reflexões a partir das ações que organiza. Entre os eventos, destacam-se o primeiro debate sobre feminismo ocorrido no município, discussões para a criação do Conselho Municipal da Juventude, além de diversas atividades culturais, como sarais e celebrações com temas políticos.

dentro

Programação

16h Abertura

16h15 Aula pública
Professor Luis Fernando Assunção – Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade da Vale do Sinos (Unisinos), com doutorado pela Universidade da Beira Interior, Portugal. É professor e coordenador de estágios do curso de Jornalismo do Unasp-EC. Participa de projeto social que integra as áreas de comunicação e educação. Saiba mais.

Professor Wagner Romão é doutor em Sociologa pela Universidade de São Paulo (USP). É professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, atua no Núcleo Democracia e Ação Coletiva, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, onde realiza pesquisa de pós-doutorado

18h Ocupação cultural

20h Exibição de documentário

“A revolução não será televisionada” – produzido pela TV da Irlanda Telefís Éirieann, filmado e dirigido pelos cineastas Kim Bartley e Donnacha O’Briain. O filme trata do golpe de estado que, em 2002, depôs o presidente eleito da Venezuela, Hugo Chávez. Após dois dias, durante os quais o empresário Pedro Carmona foi declarado chefe de estado, permanecendo no palácio presidencial pelas 48 horas seguintes. Duração 74min.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.