10/03/2016

GCM de Artur Nogueira leva programa de prevenção às drogas a cidades vizinhas

Curso de 40 horas ministrado a guardas municipais de Santo Antônio de Posse, Holambra e Cosmópolis servirá para multiplicar agentes do Guard e fortalecer trabalho de prevenção ao uso de drogas.

Uma cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira (10) no Centro Cultural Tom Jobim celebrou a formação de um grupo de guardas municipais de Santo Antônio de Posse, Holambra e Cosmópolis para desenvolver em suas respectivas cidades o programa Grupo Unido na Ação e Resistência às Drogas (Guard), criado em 2014 pela Guarda Civil Municipal de Artur Nogueira. Participaram da atividade, representantes da segurança público dos municípios, além do secretário de Educação de Artur Nogueira, João Gazolli.

IMG_5827 - Copia

Ao todo, seis guardas municipais, dois de cada município, se formaram na cerimônia ocorrida hoje. Para o GCM Dionísio, coordenador do programa em Artur Nogueira, foram 40 horas de curso destinados aos instrutores, que devem levar informações sobre o trabalho preventivo de drogas aos colegas e garantir a consolidação do programa nos municípios em que atuam.

IMG_5823 - Copia (2)

“Nossa ideia é trabalhar com a prevenção ao uso de drogas, e imaginamos que este tipo de trabalho pode ajudar a reduzir a criminalidade na região”, explica Mauro Cesar Dionízio, um dos coordenadores do programa em Artur Nogueira.

Na ocasião, o GCM Heder citou a experiência que vivencia em casa com a filha, de oito anos, que após participar das duas primeiras atividades do Guard, se mostrou animada com o que tem aprendido no programa. “É bem interessante enquanto pai, que está deste outro lado, observar este ponto de vista. É um trabalho que vem a reforçar o que ensinamos em casa”, afirma Heder.

IMG_5848 - Copia

O secretário de Educação, João Gazolli, que busca incentivar a realização do programa nas escolas públicas do município, aponta que as ações do Guard complementam algumas das demandas de aprendizado dos alunos. “O programa vem de encontro ao que nós estávamos precisando que é ensinar as crianças”.

IMG_5842 - Copia

Segundo Gazolli, os estudantes passam a enxergar as forças policiais como parceiros importantes na sua formação e na manutenção da segurança na sociedade. “Graças a capacitação destes instrutores, notamos uma interação de confiança entre o aluno e os guardas e ele passa a enxergar os agentes de segurança como defensores da sua comunidade e isto renova a atenção dele, desde com o que ele come até as instruções que ele recebe”, explica o secretário de Educação, João Gazolli.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.