14/08/2014

Frente fria baixa temperatura em Artur Nogueira

Fenômeno atinge toda a Região Metropolitana de Campinas

Por Isadora Stentzler

Os nogueirenses tiveram uma surpresa na manhã desta quinta-feira (14) quando os termômetros caíram e registraram 12 graus. A mudança já havia sido sentida no final da tarde de ontem. De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas a Agricultura (Cepagri), a queda ocorreu devido a passagem de uma frente fria na região. Temperaturas devem subir de forma gradual a partir de amanhã, sexta-feira (15).

A estudante Jéssica dos Santos Pereira, de 17 anos, notou a diferença. “O tempo está louco! Ontem cheguei a passar frio quando saí da aula e tive que pegar um cobertor a mais em casa”, conta, lembrando que na tarde de quarta-feira ainda fazia calor. Apesar de gostar do frio, ela diz que a saúde já foi afetada pelas mudanças. “Já tive tosse e dor de garganta.”

Percepção parecida com a da pasteleira Dilva Aparecida Alves Martins, de 66 anos. “A gente não pode guardar as cobertas e os casacos porque nunca sabe quando tem que tirar de novo”, comenta esfregando as mãos a fim de se aquecer. Para vir trabalhar, Dilva disse que teve que pegar mais duas blusas hoje. “O tempo está louco!”, frisou.

Na noite de ontem a temperatura em Artur Nogueira atingiu 12 graus, mínima mantida no dia de hoje quando os termômetros não ultrapassaram os 20 graus. Segundo a meteorologista Ana Ávila, da Cepagri, isso se deve ao deslocamento de uma frente fria associado a uma massa de ar de origem polar que passa pela região e segue ao oceano. “Essa passagem rápida provocou a queda da temperatura, mas a partir de sexta-feira ela deve voltar a subir de forma gradual”, esclarece.  Toda a região Metropolitana de Campinas (RMC) foi afetada.

Ar

Na última semana a taxa de Umidade Relativa do Ar (URA) – quantidade de vapor de água na atmosfera – de Artur Nogueira havia atingido o menor índice do trimestre, 20,6%. Com a queda de temperatura essa situação mudou. “Devido à frente fria esta taxa chegou a atingir 70% na região, e deve permanecer com bons níveis até terça-feira da semana que vem”, explica a meteorologista.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) uma URA ideal oscila entre 40 a 60%, sendo que menos de 12% é considerado situação de emergência. No entanto, é comum que este índice caia no final do inverno e no início da primavera, principalmente entre as 12 e as 16 horas.

Previsão

Para os próximos dias a previsão aponta possibilidade de chuva na sexta-feira, quando a temperatura também apresentará mínima de 11°C e máxima de 24°C.

Segundo a série pluviométrica da Unicamp e do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), o ano de 2014 é o mais seco desde 1890, tendo apenas 401 milímetros de chuva no primeiro semestre.

IMG_8840 IMG_8847 IMG_8849 IMG_8850 IMG_8853

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.