25/10/2015

Fotógrafa de Artur Nogueira realiza projeto que valoriza beleza real das mulheres

No mesmo espaço, com a mesma luz, mulheres revelam seus corpos livres de padrões.

Por Isadora Stentzler

“O ensaio foi um êxtase!!!!”, exclamou Vera Lucia depois de sair do estúdio de Isabela de Almeida. Por algumas horas próxima à janela, deitada ao chão, apenas de lingerie, ela exibiu seu corpo para o projeto “Seja”, começado em setembro pela fotógrafa. O objetivo é ressaltar a beleza real das mulheres, na suas formas únicas e trejeitos.

A ideia surgiu de uma particularidade de Isa. De se olhar no espelho e tentar se rotular. Magra. Magérrima. Gostosa. Alta. Padrão Globeleza. “Por que tenho que ser assim? Por que eu não posso raspar a cabeça? Por que eu não posso tirar uma foto decotada sem os outros acharem que sou vulgar? Por que eu preciso emagrecer?”, questionava-se.

Essas e outras perguntas a faziam se sentir mal. Os padrões adotados pela mídia não encaixavam-se nos dela e por muito tempo tentou entender o porquê as coisas tinham que permanecer assim. “Isso me deixava mal. Me fazia tentar ser alguém que eu nunca fui ou nunca vou ser, me via feia em fotos… Mas aí eu resolvi parar e me olhar… Percebi que a beleza vinha de dentro para fora, o corpo é a porta, e se você está feliz, você vira uma pessoa linda, você se vê bonita, você transborda beleza.”

Dessa conclusão nasceu “Seja”, idealizado em março deste ano. Como ela, Isa sabia que outras mulheres passavam ou já passaram pela mesma insegurança de não ter um corpo a lá “capa de revista”, e o projeto vinha para derrubar esses rótulos e provar que todas são belas.

Sem imposições, ou uma edição carregada que recorte seus detalhes, “Seja” leva as participantes para o mesmo espaço, com a mesma luz, e ali captura sua essência. “O projeto é um espaço aonde mulheres podem ser elas mesmas, aonde quebramos os rótulos. Não somos algo imposto pela sociedade ou mídia. O projeto está aqui para ser usado para mostrar as mulheres de uma forma artística que todas nós somos bonitas, todas temos nossa essência.”

As participantes são voluntárias e Isabela não cobra pelo trabalho. Ela ainda pretende ampliar o projeto e convidar homens para participar.

A cada menina fotografada, Isa pede para que elas descrevam a experiência do “Seja”. Confira:

Tamires Machado:
“Para descrever uma mulher,
não é do jeito que quiser,
primeiro tem que ser sensível,
senão, é impossível,
quem vê por fora,
não vai ver por dentro o que ela é.
É um risco tentar resumir mulher,
de um lado é corpo e sedução ,
do outro força e coração,
‘seja’, seja mesmo fora das regras e dos rótulos”
IMG_9172

 

IMG_9217

IMG_9219

 

Vera Lucia:
“O ensaio foi um êxtase!!!!”

IMG_9705

IMG_9710

IMG_9715

IMG_9719

 

Jaqueline Silva:
“Aprendi a aceitar o meu corpo do jeito que ele é natural, autoconfiança, auto estima, alegria.”

IMG_9465

IMG_9442

IMG_9478

IMG_9446

 

Camila Bertoletti:
“Alma livre, meus traços, meu conjunto, meu corpo.”

 

IMG_9829

IMG_9822

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.