27/01/2015

Fórum Distrital de Artur Nogueira recebe nome de desembargador

Cerimônia realizada ontem no município oficializou nome do desembargador Emeric Lévay

Por Diego Faria

Autoridades da região se reuniram na tarde desta segunda-feira (26) em Artur Nogueira para oficializar o nome do desembargador Emeric Lévay como patrono do Fórum Distrital do município.

De acordo com a juíza do Fórum, Meritíssima Dra. Roseli Fernandes Coutinho, a cerimônia teve a finalidade de reavivar a memória daqueles que ajudaram a construir a história do Tribunal de Justiça de São Paulo. “É importante que em determinado momento olhemos para traz e vejamos a trajetória de quem fez parte da história do Tribunal e do que ele é hoje. O desembargador Emeric Lévay, com certeza, foi uma dessas pessoas. O Fórum Distrital de Artur Nogueira teve o privilégio de ser agraciado com esse patrono”, acrescenta Roseli.

IMG_0551

Entre os convidados e presentes estavam o promotor de Justiça do Fórum Distrital de Artur Nogueira Dr. Luís Henrique Scanferia, o prefeito de Holambra Fernando Fiori de Godoy (PTB), o presidente da Câmara Municipal de Holambra Petrus Bartholomeus Weel (PTB), o vice-presidente da Câmara Municipal de Holambra José Zan da Silva (PPS), o vereador da Câmara Municipal de Holambra Geza Arbocz (PSB), a coordenadora do Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo Maria Cristina Maia de Castro, o responsável pelo Centro de Memória Eleitoral do TRE-SP José D`Amico Bauab e o pesquisador do Centro de Memória do TRE-SP Luiz Alexandre Negrão.

Também participaram do ato os familiares do desembargador Emeric Lévay, o advogado e filho Eduardo Lévay e o irmão de Emeric Lévay, professor Eduardo Buzaki.

Lévay disse que a homenagem ao pai foi um presente para a memória do desembargador homenageado e orgulho à família. “Gostaria que toda a população de Artur Nogueira e região se servisse dessa oportunidade de conhecer um pouco sobre a história de meu pai”, declara.

O irmão do homenageado, o professor Eduardo Buzaki, falou sobre o sentimento de prestigiar a cerimônia. “Fico muito contente e em nome da família desejo que seu nome seja sempre lembrado pelo trabalho e dedicação”, afirma.

Emeric Lévay

IMG_0458

O desembargador Emeric Lévay (1929-2004) é nascido em Nagyszalonta, na Transilvânia, e chegou ao Brasil trazido pelos pais com meses de vida. Entre 1951 e 1955 completou os estudos em Ciências Jurídicas na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Nesse mesmo período se naturalizou brasileiro. Concluiu o bacharelado em Direito entre os anos de 1956 e 1957 atuando como advogado.

Foi o pioneiro na história do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), que completa em fevereiro 83 anos. Lévay foi desembargador do Tribunal de Justiça (TJ-SP), coordenador do Museu do Tribunal de Justiça (MTJ-SP), professor de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, membro da Academia Paulista de História e Conselho Estadual de Honrarias e Mérito e sócio titular do Instituto de História e Geografia de São Paulo (IHG-SP).

Entre as publicações de Emeric Lévay estão ‘Retratação penal: o arrependimento ‘postfactum’ nos delitos contra a honra e nos crimes de falso testemunho e falsa perícia’; pareceres e estudos jurídicos publicados em periódicos como ‘Revista dos Tribunais’; ‘Revista Forense’ e ‘Justitia’. Publicou os livros ‘Nas Arcadas – Berço de Sonho e Cidadania’; ‘O Motim de 23 de Maio e o Movimento da Independência em São Paulo’ e ‘Na Contraluz da História’.

Entre os artigos publicados na coluna ‘História & Direito’ do periódico ‘O Dia’, no Jornal da USP, destacam-se ‘O Palácio da Justiça: Berço do TRE de São Paulo’ e ‘A Presença da mulher brasileira na política nacional’. Além da participação nas primeiras edições do Código Penal pela Editora Saraiva em 1969.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.