20/09/2017

Florada dos Ipês embeleza ruas de Artur Nogueira

Árvores espalhadas pela cidade deixam a paisagem marcada pelo rosa

Da redação

Artur Nogueira está mais colorida nos últimos dias. Apesar do tempo seco e muito quente, ainda é inverno, a estação em que os ipês florescem e embelezam a paisagem de cidades em todo o país. No município “Berço da Amizade” não é diferente. Após os amarelos deixarem sua marca, agora são os ipês-rosa que mostram as cores e mudam a aparência de ruas e avenidas nogueirenses.

O engenheiro agrônomo dr. Walter Augusto Carvalho explica que normalmente a ordem de florada é ipê-roxo, amarelo, depois rosa e, por último do branco já no final do inverno (setembro). Segundo o professor e a bióloga dra. Liliane Menezes, as floradas não seguem um calendário rígido, por isso,  não há um motivo especial para que ocorra ao contrário essa floração.

No Trevo do Itamaraty, por exemplo, que fica na saída para Holambra (SP) pela SP-107, dezenas de ipês-rosa se transformaram num cartão de visitas para quem chega à cidade. As pétalas com diferentes tons roseados, dos mais claros aos mais escuros, se penduram nos galhos das plantas, que podem chegar a medir mais de 10 metros de altura.

No chão, um tapete de pétalas se forma com aquelas que caem após se exibirem no topo das árvores. Quem aproveita esse momento para fazer belos registros fotográficos são os moradores e visitantes da cidade, como a empresária Helena Rangel, gerente da Associação Comercial de Engenheiro Coelho (SP). Ao passar pela cidade, ela não resistiu ao impulso de parar e fotografar as árvores.

“Isso aqui é maravilhoso. Eu fiquei encantada. Eu não gostaria nem de sair daqui agora”, afirma deslumbrada. “Eu queira é tirar fotos com um vestido, sentada junto aos ipês”, confessa. “Na estrada para Campinas (SP) eu vi vários ipês, mas não consegui parar para fotografar. Daí meu marido que teve a ideia de me trazer aqui”, conta.

O vigilante Evandro Corrêa também ficou admirado com a beleza das plantas. “Eu acho o ipê muito lindo. É uma flor que só aparece uma vez por ano e é gratificante ver elas assim tão lindas”, comenta à sombra dos ipês que ficam ao fundo da Escola Técnica (Etec) de Artur Nogueira. “Hoje mesmo já tirei fotos delas e postei no Facebook”.

Já o empresário nogueirense Claudenir Vicensotti acredita que as árvores são de grande importância para a cidade. “Além de serem vitais para a nossa sobrevivência, fazendo um papel importantíssimo ao ecossistema, essas árvores são lindas e embelezam ainda mais a nossa Artur Nogueira”, afirma o empresário.

Símbolo nacional

Carvalho explica que os ipês são encontrados em todas as regiões do Brasil, e é uma planta nativa do país, porém também várias cidades brasileiras tem os ipês plantados e assim fazem parte do planejamento urbanístico. “Acredito que em Artur Nogueira os ipês possuem essa finalidade, são plantadas e fazem parte do planejamento urbanístico”, diz.

Dentre as plantas nativas do país, o ipê sempre foi considerado a árvore nacional brasileira. No dia 7 de dezembro de 1978 a lei nº 6507 veio declarar que o pau-brasil (Caesalpinia echinata) é a Árvore Nacional e, a flor do ipê, a flor do símbolo nacional.

Ipês-rosa

Os Handroanthus heptaphyllus, ou ipês-rosa (também conhecidos como piúvas), são nativos da América do Sul e costumam florescer entre maio e agosto. É uma planta que prefere climas mais quentes, mas não tem problema com invernos amenos. Seu plantio é ideal para áreas isoladas, ou paisagismo de grandes avenidas.

É uma espécie recomendada para recuperação de ecossistemas degradados, sendo considerada promissora para revegetação de áreas contaminadas com metais pesados.

Leia também

Plantações de girassol atraem turistas para Artur Nogueira

Artur Nogueira precisa plantar 6 mil árvores para alcançar arborização ideal

Derrubada de árvores revela problemas de planejamento em Artur Nogueira

Raízes entopem encanamento e geram prejuízo a comerciantes de Artur Nogueira

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.