14/10/2016

Feriado prolongado causa revolta de pacientes em Artur Nogueira

Moradores relatam que recesso prejudicou atendimento da Saúde.

Diego Faria

img_2928-copia-copia-copia-copiar-1476392785

O feriado prolongado desta semana em Artur Nogueira tem gerado diversas reclamações feitas pelos moradores. A principal queixa está relacionada ao fechamento das Unidade de Saúde da Família (USF) e Centro de Especialidades Médicas (CEM). Segundo relatam os nogueirenses, exames e consultas deixaram de ser realizadas devido ao recesso municipal após o feriado nacional de 12 de outubro, Dia da Padroeira.

A cabeleireira Michele Cassiano, de 32 anos, relata que o pai dela, de 62 anos, passou por uma cirurgia do coração em julho, após ter um princípio de infarto. A cirurgia de ponte de safena e mamária foi realizada através do Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo.

Depois de ter passado pela cirurgia, o acompanhamento de exames para dar continuidade ao tratamento seria feito na unidade de saúde mais próxima da casa do paciente, que reside no Parque dos Ipês, em Artur Nogueira. No entanto, Michele alega ter procurado no início deste mês, por duas vezes, a USF do Parque dos Trabalhadores, por ser a unidade mais próxima, mas até o momento não conseguiu o atendimento.

Na primeira tentativa de atendimento na unidade, que deveria ter ocorrido nesta segunda-feira (10), Michele conta que uma atendente a informou que o médico havia sido mandado embora, o que adiou a consulta para esta sexta-feira (14). Mas, devido ao feriado prolongado, mais uma vez o aposentado ficou sem passar pelo médico. A filha recebeu um telefonema e foi informada por uma atendente que um decreto de feriado prolongado, efetuado pela Prefeitura de Artur Nogueira, tardaria mais uma vez a consulta, que seria agendada somente para o dia 21 deste mês. “É uma situação complicada. Uma unidade de saúde tão nova e se encontra nesta situação. Com esse decreto, a população vai ficar na mão. Fico receosa se vou conseguir essa consulta”, relata.

Sem saber o que fazer e com pressa em dar continuidade ao tratamento do pai, Michele aguarda sem a segurança de quando vai conseguir o atendimento esperado.

Outra denúncia

Uma moradora do Jardim Paraíso, em Artur Nogueira, também reclama do atendimento do setor público de Saúde, que foi interrompido durante o recesso decretado no município pela Prefeitura. Ela aguarda uma coleta de sangue ser realizada para dar continuidade ao tratamento de ortopedia, devido a uma complicação óssea em uma das mãos.

A aposentada Maria Aparecida Germano, de 54 anos, conta que espera pelo atendimento há cerca de um mês. Na última sexta-feira (7) ela recebeu um telefonema do setor da Saúde, que informava sobre uma vaga para a coleta de sangue a ser feita no Laboratório do Centro de Especialidades Médicas, no Centro. O atendimento seria feito na manhã desta quinta-feira (13).

Depois de permanecer aproximadamente 12 horas em jejum para passar pela coleta, ela se dirigiu à unidade médica por volta das 7 horas, a fim de receber o atendimento. Ao chegar no local, ela notou que a unidade estava fechada e soube que o atendimento voltaria a ser feito apenas na próxima segunda-feira (17). A moradora demonstrou revolta com a situação. “Eles poderiam ter avisado pelo menos. Isso é uma falta de respeito com a população que depende do serviço público”, desabafa.

Maria relata que muitas pessoas estiveram na fila aguardando por atendimento desde às 6h30. “Inclusive havia um idoso diabético, com dificuldade de andar, que também permaneceu em jejum e não sabia do feriado prolongado”, afirma.

A moradora disse ainda que até o momento não recebeu nenhum telefonema a respeito do novo agendamento para o exame.

Prefeitura

Em resposta ao Portal Nogueirense, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Artur Nogueira informou que “fica decretado ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 13 e 14 de outubro devido ao feriado nacional. A medida não se aplica aos serviços de limpeza pública, Guarda Municipal, autarquias, creches, escolas municipais, Cemitério, emergência 192, transporte sanitário de saúde. Pronto-socorro e Farmácia Municipal devem funcionar normalmente”, conclui.

.……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.