08/01/2015

Novos extintores de carro estão em falta no comércio de Artur Nogueira

Obrigatoriedade do uso foi adiada para mais 90 dias devido a falta do produto em estabelecimentos

Por Diego Faria e Isadora Stentzler

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) prorrogou para mais 90 dias a obrigatoriedade do uso de extintores tipo ABC nos veículos. Durante este período a multa de R$ 127,69 não será aplicada a quem descumprir a medida e passará a valer somente no início de abril. A mudança foi decretada devido à dificuldade dos motoristas em encontrarem o utilitário.

Antes da alteração os veículos transitavam com o extintor tipo BC, de uso limitado a incêndios causados por líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. A prorrogação facilitou a vida dos motoristas em Artur Nogueira, que também sofre com a falta do produto nos principais pontos de venda.

extintores 2

“A demanda da procura está sendo maior”, afirma o comerciante Fernando Rotoli. Segundo ele os extintores tipo ABC acabaram antes do Natal em seu estabelecimento. “As pessoas não estavam preparadas para a mudança por isso foram pegas de surpresa”, acredita Rotoli.

A mesma situação foi flagrada nos principais postos de combustíveis do município que estão com os estoques zerados e devem receber o produto apenas nas próximas semanas.

Entre os motoristas, no entanto, a opinião sobre a obrigatoriedade do uso está dividida. Para o construtor civil Alivércio Ferraz a mudança visa apenas os lucros das empresas. “Eu acho que não é positivo, pois não vemos tantos casos de incêndio em automóveis, acho que é mais uma estratégia de venda, uma forma de arrecadar dinheiro mesmo”. O carro de Ferraz é novo e por isso ele não precisou comprar o utilitário, já que os carros produzidos a partir de 2005 já vinham com o equipamento.

A opinião muda para quem já precisou apagar um incêndio. “Eu aprovo [a mudança]”, comenta o produtor rural Roberto Sinco. “Já apaguei incêndio com esse novo extintor e ele se mostrou mais eficiente.” Apesar de satisfeito com a medida ele também passa pela dificuldade de obter o novo produto.

O uso de extintores do tipo ABC nos veículos passou a ser solicitado em 2009, no entanto, naquele tempo a multa não era aplicada.

Os extintores com carga ABC são indicados para conter princípios de incêndio envolvendo líquidos inflamáveis, como álcool e gasolina, equipamentos elétricos como baterias de carro e fiações e ainda diversos outros tipos de materiais sólidos, característica fundamental para a alteração da norma.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.