05/11/2014

Falta de água provoca filas em poços e bicas de Artur Nogueira

A Represa do Cotrins, principal fonte de abastecimento do município, secou durante o final de semana.

Por Isadora Stentzler

A falta de água gerou transtornos aos moradores de Artur Nogueira. Filas foram formadas em diversos poços artesianos e bicas distribuídas pela cidade. Às 9h30 da terça-feira (04), por exemplo, cerca de 100 pessoas se acumularam entre os poços dos bairros Planalto, Jardim Conservani e Centro para buscar água que já faltava há três dias. Segundo o Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) a crise aconteceu devido à baixa vazão da represa do Cotrins que não forneceu água no final de semana, forçando o Saean a interromper o fornecimento. Desde quarta-feira (5) uma nova medida de distribuição foi implantada com fornecimento de 12 horas e interrupção de 24 horas.

IMG_8159

O autônomo Eugênio Berton, de 32 anos, vive no Parque dos Trabalhadores e saiu de casa cedo para se unir à fila de mais de 30 pessoas no poço do bairro Planalto. “Desde sábado estamos sem água”, conta. “Ontem eu fiquei sem tomar banho porque não tinha água. E eu acho assim, que a estiagem não é desculpa para não ter água na torneira. Deveria ter se pensado antes e procurado alternativas para não chegar a essa situação.” Na manhã de terça-feira Berton encheu o montante de 30 litros para ser usado na casa em que moram quatro pessoas.

IMG_8149

A cena também se repetiu no poço do Jardim Conservani, onde mais de 30 pessoas dos bairros Jardim Paraíso, do Parque dos Trabalhadores e Rezek também fizeram fila para garantir água que faltava desde domingo. “Situação difícil, hein”, desabafa o comerciante José Antônio Salvalaio, de 56 anos, que mora no Jardim Paraíso e por semana busca 70 litros de água nos poços.

IMG_8176

Na casa de Salvalaio vivem três pessoas que se limitam a usar a água que buscam. Segundo o comerciante até banho de caneca precisou ser adotado. “Essa é a minha situação.”

Problema

Conforme explica o presidente do Saean, Antonio Sacilotto, a Represa do Cotrins não atingiu os níveis mínimos de distribuição de água no final de semana, prejudicando o abastecimento em toda a cidade. “Os canos não conseguiam puxar água, então tivemos que desligar tudo e só voltar a distribuição hoje”, pontua.

O primeiro bairro a ser atendido depois dos dias sem água foi o Coração Criança, para onde foi bombeado água o dia inteiro na terça-feira. Na quarta outras medidas de rodízio foram implantadas, com distribuição por 12 horas, do meio-dia à meia noite, e interrupção por 24 horas. “Se Artur Nogueira não receber uma chuva torrencial que suba os níveis da represa teremos que ficar com esse sistema de abastecimento nas próximas semanas também”, enfatiza Sacilotto.

No bairro Nosso Chão o abastecimento de um poço foi comprometido no final de semana devido a casinha, onde é feita a dosagem de cloro, ter sido invadida, o que acarretou na quebra dos canos e na desregulagem das bombas de dosagem. Os danos foram concertados no domingo à noite.

Alternativas

Afim de driblar o problema da água o Saean vem trabalhando em três sistemas alternativos para obtenção de água. Um deles, e que já está em andamento desde o ano passado, é o desassoreamento da Represa, mas que, devido a sistemas burocráticos, ainda não foi concluído. “Já foi desassoreado 33 mil metros cúbicos da Represa, e nós temos autorização para desassorear 40 mil, então é um processo que só irá ficar pronto a longo prazo”, explica Sacilotto, numerando que o segundo é a implantação de um sistema de captação do Rio Poquinha.

Além disso, o presidente do Saean também cita o projeto de reuso da água da estação de tratamento que deve entrar em operação no início do ano que vem. De acordo com Sacilotto, a implantação deste sistema garantirá o reaproveitamento de cerca de 500 mil litros de água por dia.

Cotrins

Na semana passada a equipe do Portal Nogueirense esteve na Represa do Cotrins – principal fonte de abastecimento hídrico da cidade – e flagrou a situação. Hoje a represa trabalha com menos de 30% de toda a capacidade e o espaço que antes era da água foi deixado para os galhos e algumas garrafas que estavam submersas aparecerem.

DSC_0469

“A Represa Cotrins está secando e não é uma chuva de um dia que vai melhorar isso. É importante que as pessoas continuem poupando, não lavando calçadas ou fazendo outras atividades que desperdicem água”, enfatiza Sacilotto que frisa que se as chuvas não vierem a represa vai continuar a secar.

IMG_8181 IMG_8179 IMG_8175 IMG_8169 IMG_8163 IMG_8160 IMG_8156


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.