28/08/2011

Expo Artur sediará 1º Casamento Comunitário

Cerimônia acontece no dia 12 de outubro; inscrições estão abertas até a semana que vem

Alex Bússulo

Muitos casais sonham com a frase: ‘Eu os declaro marido e mulher’, mas por falta de oportunidade e dinheiro, acabam adiando e até mesmo ignorando a cerimônia do casamento.

Os nogueirenses que vivem essa realidade podem realizar o tão esperado momento no dia 12 de outubro, às 10 horas, no recinto da Expo Artur. “Sempre nos preocupamos com o lado social do município. Realizar essa cerimônia incentivará o matrimônio e o sonho daqueles que não tiveram as condições necessárias”, afirma o presidente da Associação para o Desenvolvimento Econômico de Artur Nogueira (Expo Artur), Fernando Silva.

O município não possui dados de quantas pessoas moram juntas sem nenhum tipo de oficialização. “Com esse primeiro casamento comunitário pretendemos conhecer melhor essa demanda e incentivar a oficialização matrimonial”, afirma o juiz de paz e secretário jurídico de Artur Nogueira, Eric Lucke.

Segundo a lei municipal 3.040/2011 para o matrimônio no Casamento Comunitário, os noivos devem morar em Artur Nogueira por no mínimo dois anos, ser eleitor do município, ter renda familiar de no máximo dois salários mínimos e não possuir mais que um imóvel.

A idade permitida por lei é de 16 anos. “Com 16 anos qualquer um pode casar até mesmo sem a autorização dos pais. Existem ainda alguns casos em que a justiça permite casamentos com idade inferior”, afirma Lucke.

As inscrições para participar da cerimônia vão até 06 de setembro e podem ser feitas no Cras, Creas, Espaço Amigo e Promoção Social. Serão realizadas até 30 inscrições. Os noivos devem apresentar Certidão de Nascimento, RG e CPF.

Cada casal vai ganhar da prefeitura um álbum contendo cinco fotografias. “Pretendemos ainda buscar parcerias com a iniciativa privada para conseguirmos bolo, champanhe, alguém para arrumar o cabelo das noivas, conseguir o vestido e assim fazer o evento com uma dignidade maior”, conclui o juiz de paz.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.