19/02/2016

Estudantes de Artur Nogueira se mobilizam para reivindicar transporte gratuito

Grupo pretende criar a Associação dos Estudantes Técnicos e Universitários, que deve dar força à luta da categoria.

Estudantes de Artur Nogueira têm se organizado para reivindicar o passe livre aos alunos da cidade que cursam ensino superior em municípios da região. A iniciativa foi tomada no final de dezembro e agora conta com mais de 70 interessados e uma comissão formada por 11 alunos. A expectativa é que até o final deste mês seja divulgada a data para uma assembleia geral, onde será efetivada a criação do grupo que deve se chamar Associação dos Estudantes Técnicos e Universitários de Artur Nogueira. Além da gratuidade do transporte, categoria pretende pleitear parcerias com faculdades da região.

12747314_1329684343724170_8106069600511500267_o

Em dezembro de 2015, cinco alunos se reuniram para debater a criação da associação. Eles já haviam buscado junto à Secretaria de Educação meios de conseguir descontos no transporte, mas diante da negativa optaram por se organizar. “O objetivo foi unir os estudantes para poder lutar”, explica o estudante Matheus Filipini, de 18 anos, que este ano começou a cursar Direito no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), em Engenheiro Coelho.

Para isso o grupo começou a realizar um cadastro para levantar o número de estudantes na cidade e onde estudam. A ficha foi disponibilizada na Secretaria de Educação de Artur Nogueira de 11 a 20 de janeiro e já visava a criação da entidade.

Ao todo, 110 cadastros foram feitos. A partir deles o grupo organizou uma reunião na manhã do domingo, dia 31, na Emef Francisco Cardona, para debater a viabilização do grupo. Setenta estudantes participaram do encontro, em que foi apresentado o plano da Associação dos Estudantes Técnicos e Universitários.

Uma comissão de 11 alunos também foi destacada no encontro para a criação de um estatuto, que deve ser votado em assembleia no próximo mês.

Para a estudante de Farmácia Elaine Siqueira do Vale, de 20 anos, a criação da Associação será um importante passo na consolidação de importantes conquistas para os estudantes. “Agora a gente precisa de transporte. Ele não precisa ser todo gratuito, mas um desconto já ajudaria. Conseguindo isso haverá mais coisas para lutarmos”, frisa.

Além da isenção do transporte, a Associação deve buscar parcerias com universidades da região e atender demandas estudantis, como xerox e iniciação de estágio.

Luta

Em 2013 a Secretaria da Educação fez um levantamento do número de estudantes que utilizavam algum tipo de transporte e calculou o gasto mensal. Do que foi conseguido contabilizar na época, somou-se 751 alunos matriculados em 25 instituições e um gasto mensal de R$ 143.471,00. Anualmente o valor representava mais de R$ 1,7 milhão. Mas para cada aluno estimava-se que existia um ou outro não contabilizado que poderia utilizar veículo próprio, aumentando o gasto.

O valor foi visto na época como insustentável para ser bancado pela administração e a pauta foi abafada.

No ano seguinte, uma comissão especial de alunos chegou a ser criada para tratar do assunto. Isso porque no dia 12 de maio daquele ano 25 alunos das universidades FAJ, Uniararas, Unip, Anhanguera e Einstein se manifestaram no plenário da Câmara Municipal pedindo a isenção ou 50% de desconto no transporte [relembre]. Durante a sessão, os vereadores Zezé da Saúde, Amarildo Boer, Nando, Deí da Escola e o então presidente da Câmara, Silvinho Conservani, pronunciaram apoio ao pedido dos universitários. Advigues Santana, do Jardim Carolina, seria o representante dos bairros na ocasião. No final da sessão, Conservani sugeriu aos alunos que criassem uma comissão especial com um representante de cada universidade. Porém o assunto não foi levado a diante.

Desta vez, com a associação, os estudantes estão mais dispostos e esperançosos.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.