13/03/2016

Estudante selecionada em programa de Harvard cria projeto para jovens de Artur Nogueira

Objetivo de Rute Helen Noleto é propor o engajamento de estudantes.

A estudante Rute Helen Noleto, de 16 anos, criou na semana passada um formulário voltados aos jovens de 15 a 19 anos, que estudam na região de Artur Nogueira, em escolas públicas ou particulares. De acordo com Rute, o projeto tem como objetivo promover o engajamento da juventude nogueirense, elaborando ideias que possam resultar em melhorias no município. “Muitas vezes a gente reclama do governo, da situação do país, mas será que só os políticos podem fazer a diferença? Eu realmente acredito que os jovens de Artur Nogueira tem potencial para realizar ações significativas, como a ocupação da Escola José Aparecido Munhoz”, lembrou a estudante.

IMG_1740

Ainda de acordo com Rute, não há limite de vagas ou previsão para o encerramento das inscrições, e a intenção do projeto é reunir jovens com mentes diferentes, que possam discutir variadas ideias e propostas, todas com a intenção de melhorar a sociedade nogueirense. “Queremos jovens que tenham opinião, que discordem de mim, discordem entre si, que debatam suas ideias, pois é assim que podemos aprender. Estudantes que não se conformam com as desigualdades presentes no Brasil e que não fiquem simplesmente esperando a mudança acontecer, mas que tenham essa iniciativa”, ressaltou.

No final do ano passado, Rute foi selecionada, junto a outros nove estudantes brasileiros, para integrar a iniciativa ‘Brasilitas’, desenvolvida pela Associação de Estudantes Brasileiros em Harvard (Huba). O projeto tem como objetivo conectar universitários brasileiros que estudam na universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a projetos sociais de grande potencial apresentado por alunos de escolas brasileiras.

Com a nova proposta idealizada por Rute, a estudante pretende se tornar um elo entre seus mentores em Harvard e os jovens de Artur Nogueira que tiverem interesse em propor novos conceitos a fim de tornar Artur Nogueira uma cidade mais democrática e com mais igualdade. “Ultimamente eu venho aprendendo muitas coisas com meus mentores, e acredito que será uma grande oportunidade poder conhecer jovens da minha idade em Artur Nogueira e ter a oportunidade de compartilhar com eles tudo que estou aprendendo, sabendo que com certeza eles também me ensinarão muito”. O papel da equipe Brasilitas será de apoiar os alunos que elaborarem projetos, dando incentivo aos jovens. “Muita gente as vezes tem muita coisa legal para propor, que realmente poderiam fazer a diferença onde vivem, mas sem incentivo acabam não saindo da mente deles. A equipe dos Brasilitas vai analisar cada um dos projetos apresentados, dando esse incentivo e apoio necessário”, completou Rute.

Alunos interessados em participar do projeto, podem preencher o cadastro aqui.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.