30/11/2017

Estrada do São Bento continua sem pavimentação em Artur Nogueira

Prefeitura havia prometido asfaltar vicinal até o fim de novembro

Alysson Huf

Novembro chega a seu último dia sem que a Estrada do São Bento esteja pavimentada. Em junho, a Prefeitura de Artur Nogueira afirmou à Câmara Municipal que asfaltaria a vicinal até o final do mês. No entanto, a via permanece apenas com terra batida e, devido às recentes chuvas, com trechos cheios de lama – colocando em risco os motoristas que trafegam pelo local.

Nesta terça-feira (28), a equipe do Portal Nogueirense foi até a estrada para verificar se alguma obra estava em andamento. Em todo o perímetro da via, nenhuma máquina foi encontrada realizando o trabalho de pavimentação asfáltica ou instalação de galerias de águas pluviais. E asfalto, só na área da pista que pertence à Cosmópolis (SP).

Com o início do período das chuvas, alguns trechos da vicinal começam a ser tomados pelo barro. Fato que dificulta a passagem dos veículos, podendo ocasionar derrapagens e atolamentos. Além disso, erosões estão se formando nos cantos da pista em decorrência da passagem de grandes volumes de água. E sem falar nos buracos formados que são um risco para os motoristas.

Promessa

A promessa de pavimentação da Estrada do São Bento foi feita pela prefeitura à Câmara Municipal em junho por meio de resposta a um requerimento do Legislativo. A resposta foi lida pelo presidente da Casa, Ermes Dagrela (PR), ao final de uma sessão. “A resposta: ‘sim, segundo informações obtidas junto ao gestor competente, as obras serão finalizadas em novembro de 2017’”, citou o parlamentar no dia.

Após isso, Dagrela (PR) comemorou a conquista. “Isso é muito bom. Sabemos a força do prefeito em valorizar o pessoal do São Bento. Merecidamente”, afirmou. “Quero agradecer o empenho dos vereadores sobre essa causa”, acrescentou durante a sessão.

Procurado nesta quarta-feira (29) para comentar o assunto, Dagrela (PR) se limitou a dizer que ainda aguarda as obras e ressaltou a expectativa dos moradores do São Bento. “Nós, vereadores, estamos esperando isso acontecer, e os moradores do bairro também aguardam uma ação do prefeito”, destacou.

Histórico

As obras de pavimentação da Estrada do São Bento foram anunciadas pelo ex-prefeito Celso Capato (PSD) em julho de 2016. Elas tiveram início em dezembro do mesmo ano, com previsão de término para menos de 30 dias. Pouco tempo depois, no entanto, os trabalhos no local foram interrompidos – e a vicinal segue do mesmo jeito desde então.

Em março deste ano, a nova administração municipal, encabeçada pelo prefeito Ivan Vicensotti (PSDB), explicou que a obra foi “alardeada de maneira irresponsável”. Segundo nota enviada ao Portal Nogueirense pela Assessoria de Imprensa do Executivo naquele mês, as obras foram iniciadas pela antiga gestão sem os estudos adequados para o trabalho, como o escoamento de água.

Em maio de 2017, a Câmara Municipal manifestou insatisfação com o estado da vicinal e cobrou medidas da prefeitura. Na ocasião, o vereador Rodrigo de Faveri (PTB) sugeriu aos colegas a elaboração de um requerimento que levantaria questões sobre o assunto e seria enviado ao Poder Executivo. Na sequência, os parlamentares chegaram a fazer uma visita ao local para verificar a situação da estrada.

A resposta ao requerimento, como já mencionado, veio em junho. Assim, as obras deveriam ter sido finalizadas neste mês de novembro.

Prefeitura

 

A Prefeitura de Artur Nogueira enviou, por meio da Assessoria de Comunicação, uma nota à redação do Portal Nogueirense na tarde desta quinta-feira (30). Nela, o Executivo afirma que, na verdade, o prazo dado na resposta do requerimento não se referia à conclusão das obras na Estrada do São Bento, mas à conclusão do viaduto que a Rota das Bandeiras construiu na SP-332, cujo prazo de finalização, segundo a prefeitura, era novembro.

“Salientamos, contudo, que estamos acompanhando de perto a situação dos 230 quilômetros de estradas rurais da nossa cidade, onde diversas rotas encontra-se em obras e outras já com programação futura. Na estrada do São Bento, não será diferente, a atual gestão vai continuar trabalhando incansavelmente para zelar de todos os bens que já pertence a todos nós; nogueirenses”, afirma a nota do Executivo.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.