13/04/2016

Escolas de Artur Nogueira realizam votação de grêmios estudantis

Eleições ocorrem entre hoje e amanhã em todas as escolas estaduais de São Paulo.

Da redação

As escolas estaduais de Artur Nogueira realizam entre hoje (13) e amanhã (14) a votação de seus novos grêmios estudantis. De acordo com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, todas as mais de cinco mil escolas da rede vão eleger as chapas neste período. Algumas escolas como a Escola Estadual João Batista e Jardim Carolina começaram o processo de votação ontem (12), dando continuidade na apuração entre hoje e amanhã. As demais escolas estaduais do município realizam as votações até amanhã.

votação 1

Quem definiu as datas para a escolha dos novos grêmios estudantis foi a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. A partir deste ano, o processo será unificado nas 5 mil unidades e a definição das chapas eleitas deve ocorrer amanhã. De acordo com o estatuto escolar, as chapas devem ser formadas por representantes de cada ciclo atendido pela unidade: Fundamental Anos Iniciais e Finais; e/ou Médio. A proposta do pleito único é garantir que todos os alunos tenham voz ativa nas decisões da rede.

Para o processo eleitoral, os alunos terão que escolher dois representantes por sala, que irão compor a comissão pró-grêmio. Um professor deve organizar o processo, que inclui a elaboração de um estatuto. Em seguida, haverá a realização de uma Assembleia Geral. Nessa reunião será escolhida a nova comissão eleitoral. As diretorias dos grêmios anteriores também devem utilizar a oportunidade para prestar contas sobre as ações realizadas durante a gestão passada.

votação 2a

As inscrições das chapas foram feitas nos dias 16 e 17 de março. A partir desta etapa, teve início o processo eleitoral com a organização de debates e campanha, de acordo com as regras determinadas no estatuto. Os vencedores serão divulgados no dia posterior à eleição, com a posse da diretoria gremista na escola.

“O Grêmio tem autonomia para elaborar propostas, organizar e sugerir atividades para a escola. Tem direito de participar da organização do calendário escolar e deve articular e negociar os interesses junto à direção escolar. Para garantir a renovação dos líderes e chapas, a cada ano novas eleições são convocadas pelos estudantes. O objetivo é que a alternância promova uma maior interação entre a escola, família e comunidade”, explica o secretário da Educação, José Renato Nalini.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.