17/09/2015

Escola pública em Artur Nogueira cria sala exclusiva para prática e incentivo da leitura

Diferente de uma biblioteca, espaço não é para pesquisa e proporciona um ambiente aconchegante aos alunos.

A Escola Estadual José Amaro Rodrigues de Artur Nogueira criou uma alternativa para incentivar o hábito da leitura entre os estudantes. A ideia, pronta desde o final do agosto, foi criar uma sala exclusiva de leitura, a partir de repasse do governo federal. Diferente de uma biblioteca, a sala não é para realizar pesquisas, mas apenas para praticar e fomentar o hábito da leitura. A iniciativa oferece um espaço aconchegante em que o único objetivo é ler.

emefamaroprojetoleitura (8 de 11)

emefamaroprojetoleitura (7 de 11)

É a primeira escola de Artur Nogueira e a quarta da Diretoria de Limeira que recebe recurso federal do Programa Ensino Médio Inovador (Proemi) para aplicar na instituição.

No espaço há três mesas com cadeiras, dois sofás e dois tapetes com almofadas. A escola ainda conta com mais de 3 mil livros, entre clássicos da literatura, ficção e de pesquisa.

emefamaroprojetoleitura (1 de 11)

Os alunos terão acesso à sala somente com acompanhamento dos professores. Segundo a coordenadora do Ensino Médio, Ilza Correia Santos Di Lábio, é para que a proposta do espaço seja alcançada. “Nós não queremos que os alunos venham para cá e simplesmente leiam, sem prestar atenção. Nós queremos combater o analfabetismo funcional, fazendo com que elas entendam e absorvem o conteúdo”, aponta. “Isso é uma forma de fazer com que os alunos se identifiquem com o tipo de leitura que tem afinidade. Todos nós gostamos de ler, só precisamos descobrir o quê.”

emefamaroprojetoleitura (9 de 11)

emefamaroprojetoleitura (6 de 11)

Os cerca de mil alunos matriculados na escola já podem usufruir do espaço.

emefamaroprojetoleitura (5 de 11)

De acordo com a diretora Waldyrene Palma de Lima Gonçalves, o recurso de R$ 80 mil é destinado em duas parcelas para dois anos de atividades. A sala de leitura é apenas uma das partes. “Essa atividade faz parte do letramento em que desenvolvemos o hábito de leitura. Porque o objetivo é pensar adiante. Se hoje esse hábito é criado, no futuro teremos adultos com um desenvolvimento cognitivo melhor.”

A estudante Ana Vitória Medeiros Pereira tem 14 anos e está no 9º ano. Ela disse que gosta de ler e aprovou o espaço. Para ela, o ambiente deve criar novos leitores. “Gostei muito daqui, porque oferece um local para lermos. Muitas pessoas, as vezes, não desenvolvem o hábito de leitura porque não contam, nem em casa e nem nas escolas, com bons lugares para ler. Com certeza essa sala será muito boa.”

emefamaroprojetoleitura (11 de 11)

Com a verba do Proemi a escola também irá implantar uma rádio, no ano que vem, e desenvolver projetos de mídia e iniciação científica.

 emefamaroprojetoleitura (10 de 11)


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.