27/04/2017

Escola estadual de Artur Nogueira adota programa de ensino integral

Alunos de 6º e 9º anos da unidade terão aulas em dois turnos uma vez por semana

Alysson Huf

A Escola Estadual Professor José Apparecido Munhoz, de Artur Nogueira, adotou nesta semana o Programa Novo Mais Educação, do Governo Federal. A medida permite que alunos de 6º e 9º anos experimentem, uma vez por semana, aulas em período integral. Eles estudarão em ambientes diferenciados, e os professores utilizarão métodos de ensino mais interativos e lúdicos.

O Programa Novo Mais Educação foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2016. O objetivo da iniciativa é melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes. Esse acréscimo varia entre cinco e 15 horas semanais.

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“Nós optamos pela ampliação de cinco horas em virtude do espaço físico”, afirma a diretora da Escola Prof. Apparecido Munhoz, Rosemary Costa. A unidade, localizada no Jardim Conservani, atende cerca de mil alunos, de Ensino Fundamental a Médio, em três turnos. Por conta disso, há poucas salas que ficam disponíveis para acomodar o amplo número de estudantes.

Com a carga horária adicional de cinco horas, o intuito central do programa adotado se faz pelo acompanhamento e desenvolvimento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática. Quando a ampliação da jornada escolar é maior, o programa contempla outras áreas do conhecimento, como artes, lazer, cultura e esportes.

Espaços e métodos diferenciados

Os alunos que optaram pelo programa não ficam o dia todo confinados numa sala de aula. No período adicional, os estudantes utilizam as salas de leitura e de informática para desenvolverem suas atividades. “São os espaços que temos disponíveis, em virtude justamente da questão do espaço físico da escola”, explica Rosemary.

A turmas de 6º e 9º anos foram as contempladas no programa porque, segundo a diretora, elas são as que apresentaram maior necessidade de acompanhamento nas duas disciplinas lecionadas. “Nós encaramos esse programa justamente como uma forma de dar maior apoio aos alunos nessas áreas em que estão com dificuldade”, comenta a docente.

Os dois anos do Ensino Fundamental foram divididos em 12 turmas menores, com no máximo 20 alunos cada. Tais turmas com número reduzido de estudantes são uma estratégia pedagógica para otimizar a fixação dos conteúdos ensinados, e melhorar o rendimento dos discentes.

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Ângela Oliveira, professora-coordenadora da Instituição, comenta que os alunos que participam do programa são atendidos no contraturno das aulas. “As crianças do 6º ano, fazem o integral à tarde, pois estudam de manhã; e as do 9º ano fazem o integral de manhã, pois estudam à tarde”, detalha. Portanto, uma vez por semana eles chegam às 7 horas e vão embora às 17h50.

Rosemary e Ângela contam que ficaram surpresas com a recepção que o programa teve por parte dos pais dos alunos. “Nós ficamos muito felizes e muito motivadas, pois os pais adoraram a ideia”, comemoraram.

Carina Ribeiro, por exemplo, é mãe de uma aluna do 9º ano. Ela achou a adoção do programa uma ideia excelente. “Minha filha pretende prestar curso técnico no próximo ano, e essas aulas adicionais vão contribuir para que ela tenha um melhor desempenho no Vestibulinho”, ressalta. De acordo a mãe, a implantação do Novo Mais Educação não deveria se restringir à Escola Prof. Apparecido Munhoz. “Acho que todas as escolas deveriam adotar o programa”, destaca.

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Foram contratados quatro professores mediadores para cuidarem dos alunos nos períodos de ensino integral. Os docentes do turno normal de aulas e os do contraturno irão trabalhar juntos para que os conteúdos passados em ambientes diferenciados, como parte do programa, sejam complementares aos da sala de aula. O programa não funciona como reforço escolar, mas como extensão direta da sala de aula normal.

O professor de Matemática Rafael Medeiros Calheiros dá aulas no período integral para as turmas do 9º ano. Segundo ele, é comum encontrar alunos que não conseguem entender a matéria passada e que, por conta disso, se desinteressam pela disciplina. “Por meio desse programa podemos dar a eles uma nova noção sobre a Matemática, que usamos tanto em nosso dia a dia, mesmo sem perceber”, explica.

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O educador ressalta a importância de atividades mais interativas e divertidas. “Realizamos atividades mais lúdicas, para que não seja algo maçante. Procuramos mostrar como eles usam a Matemática no cotidiano”, conta.

Objetivos e resultados

Rosemary lista alguns dos objetivos principais do Novo Mais Educação. “Em Língua Portuguesa, melhorar as competências de leitura e escritura; orientar os estudos de leitura e escrita, alfabetização e letramento; ampliar as oportunidades de fixar os conteúdos trabalhados em sala de aula; e, em Matemática, estimular o enfrentamento dos desafios; ajudar a fixar os conteúdos do currículo que não foram assimilados; e complementar as atividades com métodos inovadores”, cita.

Os resultados do Programa, segundo a diretora, deverão ser mensurados com base no rendimento que os alunos terão nas aulas normais. “Esperamos ver o resultado nos exames que serão aplicados pelos professores titulares”, conclui.

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Em Artur Nogueira, há ao todo seis escolas estaduais. Até o momento, a Escola Prof. Apparecido Munhoz é a única unidade educacional pertencente ao Estado de São Paulo que aderiu ao Programa Novo Mais Educação.

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