26/02/2016

Escola de Moda é inaugurada em Artur Nogueira com cursos profissionalizantes

Espaço tem o objetivo de oferecer aulas no ramo de costura e gerar fonte de renda no município.

Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (26) a Escola de Moda de Artur Nogueira, um espaço que oferece cursos de profissionalização e desenvolvimento voltados ao ramo de costura. O evento de inauguração contou com a presença do prefeito Celso Capato, vereadores e secretárias do município, além de profissionais do setor e alunas do projeto. O espaço dedicado ao ensino de corte, costura e bordados já funciona em Artur Nogueira há aproximadamente um ano, mas esse ano o local recebeu maior investimento e foi reestruturado para ter melhor suporte para receber as alunas e interessados em aprender e aprimorar os conhecimentos em costura.

IMG_4440 - Copia

Ao todo serão 40 vagas gratuitas disponíveis na Escola de Moda, divididas em dois turnos, manhã e tarde, com aulas às terças, quartas e quintas-feiras. O ensino e acompanhamento serão feitos ao longo de quatro meses por profissionais do ramo que oferecem técnicas e todo o suporte necessário para que os participantes sejam instruídos e capacitados para aprenderem a costurar, criar modelitos de vestuário feminino, masculino, acessórios, e até mesmo abrir a própria confecção e ser um empreendedor.

A professora Enedina Rosa de Jesus, que atua no exercício da costura há 40 anos, tem o prazer em passar esse conhecimento aos alunos. “É uma ótima oportunidade de aprendizado e empreendedorismo. Esse é o primeiro passo, se todos pensarem igual, nós aqui vamos longe”, aponta.

De acordo com a coordenadora da Escola de Moda, Simone Regina Benatti, o maior objetivo do projeto é oferecer inserção ao mercado de trabalho e fonte de renda aos alunos. “Temos uma aluna que inclusive já abriu uma confecção”, revela. Também existem parcerias com confecções do município e com o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que indicam vagas e solicitam a mão de obra dos inscritos na escola.

IMG_4441 - Copia

As secretarias do Fundo Social de Solidariedade, Assistência e Desenvolvimento Social, Cultura, além de vereadores, profissionais de costura e do comércio de confecção, a primeira dama Naide Capato, o prefeito Celso Capato, a Miss e o Mister Terceira Idade, também alunas e interessados no projeto estiveram presentes no ato de inauguração do espaço da Escola de Moda. “Esse é um projeto importante. Passaram por aqui cerca de 200 pessoas que já foram inseridas no mercado de trabalho ou que já abriram o próprio negócio, e o que precisa nesse município é gerarmos mais emprego e renda. É isso que nós buscamos”, pontua Celso Capato.

Lucimar Severino de Lima Santos, de 40 anos, é aluna da Escola de Moda e almeja objetivos positivos em relação ao curso. “Estou frequentando as aulas e pra mim é muito importante, pois é uma profissão que eu desejo atuar e tenho o sonho de ser uma empreendedora”, relata.

IMG_4466 - Copia

Outra aluna que busca o profissionalismo por meio da Escola de Moda é Milene de Oliveira Gonçalves, de 16 anos. “Minha mãe já é costureira e eu também acho muito interessante. Pretendo fazer meus próprios modelitos”. O evento de inauguração também contou com um desfile de moda com os vestuários produzidos pelas próprias alunas.

As inscrições para os cursos da Escola de Moda já estão abertas e podem ser preenchidas na própria unidade, localizada na Rua Orlando Furin, 98, no Centro e também na Casa de Cursos, Rua Ricardo Tagliari, 20, Jardim Planalto. Os interessados devem comparecer em qualquer um dos endereços com RG, CPF, comprovante de endereço e de renda. Para mais informações ligar no telefone (19) 3827-1665.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.