10/08/2017

Escola de Artur Nogueira comemora cinquenta anos

'José Amaro Rodrigues' contou com palestra na manhã desta quarta-feira (10)

Michael Harteman 

O ano de 2017 marca o cinquentenário da morte de José Amaro Rodrigues, nome que batizou a escola estadual mais antiga de Artur Nogueira. O colégio tem forte ligação com a história do município ‘Berço da amizade’, tendo formado milhares de alunos ao longo dos anos. Pensando nisso, a instituição organizou, na manhã desta quinta-feira (10), uma palestra aos atuais alunos, visando contar a história do patrono e da escola.

O evento trouxe uma exposição de Geso Franco de Oliveira, que abordou assuntos como a história da criação do colégio, primeiros professores, alunos e diretores. “Nosso objetivo é que os alunos conheçam os fatos desse colégio, e se sintam motivados a continuar contando a história da instituição”, comenta Geso. O palestrante também comentou sobre a sensação de poder participar deste momento. “Eu fiz toda a minha formação nesse colégio, entrei na quinta série, é muito gratificante poder manter as memórias vivas”, exclama Geso.

IMG_7505-1502375367

Elaine Vicensotti, secretária de Educação de Artur Nogueira, esteve presente no evento. Ex aluna da Escola José Amaro Rodrigues, ela relembrou a importância do colégio em sua formação. “Tenho uma história aqui, estudei até a antiga quarta série no sítio, e na quinta série vim para cá, tendo concluído o magistério nesse colégio”, relembra Elaine. Após a faculdade, a secretária voltou à escola como professora, onde lecionou por três anos.

Também presente no evento, o neto de José Amaro Rodrigues – Edson Roberto Rodrigues – disse que o ato é um reconhecimento do que o avô fez no passado. “É um evento para que a juventude saiba quem ele foi, conhecer a história do segundo prefeito de Artur Nogueira. É muito gratificante para toda a família”, comenta Rodrigues.

IMG_7498-1502375364

A atual diretora da Escola Amaro, Valdirene Gonçalves, explicou que, com a solenidade, os alunos podem entender um pouco mais da dimensão e da relevância do colégio para Artur Nogueira. “É de fundamental importância um evento como esse, já que a escola está intimamente ligada à história do município”, afirma Valdirene.

O evento teve como público alvo os atuais alunos da unidade de ensino. No entanto, a direção informou que nos meses finais do ano, outras atividades irão acontecer em comemoração à data, e que estas trarão outras pessoas importantes da história da Escola Estadual José Amaro Rodrigues.

IMG_7499-1502375365 IMG_7498-1502375364 IMG_7492-1502375358 IMG_7495-1502375361

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.