25/09/2014

Equipe Bamboocha descobre tesouro da Gincana da Integração em Artur Nogueira

Todas as pistas levaram à dona Cidinha, compositora do hino da cidade

IMG_0107

O tesouro da 6ª Gincana da Integração de Artur Nogueira foi encontrado na segunda-feira (22) pela equipe Bamboocha depois de 23 dias de buscas. Diferente das outras edições, este ano as charadas levaram a uma pessoa, Aparecida Alves da Silva Posi, a dona Cidinha, e não a um objeto. Segundo a organização o objetivo disso era mostrar que tesouros têm mais a ver com valores do que com materiais. O evento segue até domingo (28) quando ainda haverá luais e a premiação final.

4

A primeira pista foi dada no dia 30 de agosto pelo organizador da Gincana, Claudiney Chiste, em entrevista ao Portal Nogueirense. “Adiantar a prova é obvio que não posso, mas posso dizer uma coisa ‘atrás da porta fechada, a chave; é pela janela aberta que se chega’”, disse, indicando a primeira charada.

Ao total foram dadas cinco pistas para que os competidores encontrassem dona Cidinha. A última incluía um código ottendorf com o enigma em algarismo romanos IIXMCMLXXIIIMCXXVII. Decifrado, as letras viravam os números 2,10,1973 e 1127 que apontavam para a Lei Municipal 1.127, de 2/10/1973 – dia em que foi oficializado o hino de Artur Nogueira, composto por Cidinha.

Os outros enigmas e suas explicações eram:

O segredo da fênix repousa nas telas do cinema: alusão à inspiração do caça ao tesouro feito com base no filme A lenda do tesouro perdido, de Jon Turteltaub. No filme a caça para o tesouro se dá com uma pista levando à outra pista – metodologia aplicada por Chiste na versão nogueirense.

O segredo repousa com a fênix: frase que fazia analogia ao filme cujo primeiro enigma é “o segredo repousa com charlote”.

O contêiner: colocado no Balneário Municipal, dentro do contêiner estavam vários instrumentos musicais e materiais pedagógicos – referência à aulas de música, já que Cidinha era professora de música. Assim o segredo repousava dentro do contêiner.

Esteve exposto em abril de 2013: neste mês Cidinha concedeu uma entrevista ao Portal Nogueirense, ficando exposta à toda comunidade de Artur Nogueira, que a pode conhecer melhor.

Sob os raios do sol, o protetor revela seu mistério: simulando os raios do sol, uma lâmpada de luz negra foi posicionada dentro do contêiner e uma mensagem com protetor solar foi escrita em uma superfície branca. Ao iluminar o local com a luz [sol] a mensagem escrita pelo protetor se tornava visível. A frase escondida era o código código ottendorf IIXMCMLXXIIIMCXXVII, escrito atrás de um quadro da foto da biblioteca cujas portas estavam fechadas. A pista para esse enigma fora dado no dia 30 de agosto com a frase “atrás da porta fechada a chave, é pela janela aberta que se chega”.

Segundo Chiste, todas as pistas juntas apontavam para dona Cidinha. “Pensamos que o melhor tesouro que Artur Nogueira tem são as pessoas, a contribuição delas. E a dona Cidinha fez muito pela cidade. Além do hino que escreveu, ela foi professora, formou muitos alunos e tem um grande envolvimento com a comunidade”, esclarece sobre a escolha da aposentada como tesouro.

Encerramento

O caça ao tesouro foi uma das provas que ocorreram neste mês de Gincana. O encerramento ocorrerá no domingo, dia 28, no Balneário Municipal, quando será anunciado a equipe com maior pontuação.

Todas receberão troféus.

As cinco equipes que participaram este ano foram as veteranas Bamboocha, Catapulta e Falange e as estreantes Cuca e Pé Vermeio.

Sétima edição

Pelos resultados obtidos, Chiste já anuncia a sétima edição da gincana. “Essa é a ideia da organização e das equipes. Inclusive gente que não participou este ano já falou que virá no ano que vem”.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.