19/07/2014

ENTREVISTA: Guru Vivi Martins fala sobre o sucesso na internet

Conheça a nogueirense que se transformou em um verdadeiro sucesso ao postar vídeos na internet

Vivi
“Tenho seguidoras do mundo todo” (Vivi Martins)

……………………………..

Alex Bússulo

Aos 26 anos de idade, Viviane Martins, ou Vivi como prefere ser chamada, é um sucesso na internet. Sempre morou em Artur Nogueira e há algum tempo descobriu que dava para transformar um passatempo em trabalho.

Hoje, ela é uma guru em um canal no YouTube onde grava, edita e posta vários vídeos todos os dias. São dicas de beleza, emagrecimento e fatos corriqueiros do dia-a-dia. Ela possui quase 30 mil seguidores – um número tão expressivo que atraiu um empresa internacional para patrocinar suas criações.

Além do sucesso na internet, Vivi foi recentemente destaque em uma revista da Editora Abril. Na entrevista desta semana, ela conta sobre os vídeos, as ideias e como lida diariamente com os milhares de seguidores. Confira:

Você é uma “guru” na internet. O que isso significa? Guru é o mesmo que “Vlogger”. A diferença é que a segunda palavra é mais conhecida pelas pessoas e mais fácil de ser compreendida, mas o sentido é o mesmo. Tenho um canal no YouTube onde posto vídeos frequentemente do universo feminino, como cabelos, maquiagens, unhas, moda, decoração, desfiles, eventos, customização, reciclagem, emagrecimento, dicas, autoajuda, enfim, de diversos assuntos. Muitos me intitulam como “Blogueira”, mas na verdade não me considero, pois meu foco não é em blog, com postagens escritas, e sim em vídeos, sendo então mais fácil a descrição por “Vlogueira”. É um mundinho meio complicado de se compreender os detalhes, mas as pessoas inseridas nesse meio destacam bastante as diferenças entre uma prática e outra. O termo “Guru” foi criado pelo próprio YouTube, quando as pessoas postavam vídeos com o objetivo de “ensinar” algo ou passar alguma dica.

Quando e como você começou a postar os vídeos? Em 2010, onde o auge era o Orkut. Eu postava inúmeras fotos de unhas decoradas (Nail Art) e as meninas adoravam, sempre queriam aprender a fazer igual. Foi então que resolvi começar a gravar todo passo a passo de cada unha, nessa época começaram a surgir os canais no YouTube. Como minha única intenção era ensinar a decoração, eu quase não mostrava o rosto, era mais as mãos mesmo, por timidez também, já que isso não era uma prática tão comum naquele tempo. O resultado foi tão surpreendente que depois de um tempo comecei a postar outros tipos de vídeos, mas tudo era somente por hobby.

Você ganha dinheiro fazendo isso? Sim, hoje o canal é meu trabalho principal e de suma importância para outros passos. Recebo mensalmente de uma empresa de Los Angeles pelas visualizações em meus vídeos e por tempo que consigo prender a atenção de um seguidor em meu canal. Através desses vídeos, várias empresas me procuram para divulgação tanto no YouTube como em todas as outras redes sociais. Tenho parcerias fixas da qual recebo todo mês e também parcerias que fecham somente para aquele período, além de vários presentes e produtos que me enviam para testes.

Quando foi que percebeu que dava para ganhar dinheiro sendo uma guru? Até um ano e meio de canal, tudo era somente por hobby e não me gerava renda nenhuma. Após esse período comecei a ganhar, mas pouquíssimo com o Adsense do Google e a fechar parcerias com empresas, porém era somente por troca de produtos. Com 2 anos de canal alguns vídeos meus já eram patrocinados me gerando renda em dinheiro. Os “posts” foram melhorando e então resolvi deixar tudo de lado para me dedicar somente aos vídeos, já que se eu caprichasse mais poderia viver somente daquilo.

Vivi

O que você faz nestes vídeos? Posso afirmar que meu canal era de um jeito até março desse ano, porém de abril em diante mudei um pouco o estilo dele. Antes eu postava vídeos mais elaborados, “arrumadinha” em meu quarto todo rosa e com menos frequência, tipo 2, 3 vídeos por semana, as vezes nem isso. Em abril participei de um projeto lançado no YouTube por estrangeiros que se chamava VEDA (Vlog Every Day April – Videos todos os dias em Abril), confesso que precisei me virar em 10 para conseguir postar todos os dias sem falhar. Então para conseguir atualizar diariamente, comecei a postar vlogs do dia a dia, na chácara, mostrando os bichinhos, transformando uma casa (reciclando, customizando e fazendo tudo com as próprias mãos), bagunçando com o “namorido”, os lugares que eu ia, etc. Surpreendentemente, isso fez com que o meu público e as visitas aumentassem e me tratassem ainda com mais carinho do que antes, afinal de contas eu estava mostrando o outro lado da vida, diferente do luxo e de ostentar coisas. Hoje meu público deixou de ser apenas feminino, posto vídeos todos os dias e sei que me assistem na TV da sala com toda família.

Qual é o seu vídeo de maior sucesso? Atualmente é o meu “Antes & Depois” do Emagrecimento, com mais de 120 mil views (visualizações), mas já removi mais de 180 vídeos do meu canal devido aos direitos autorais da música de abertura, para poder fechar a parceria com a empresa de Los Angeles, entre eles vídeos com mais de 200 mil views. Exclui-os com muita pena, mas não me restava outra opção. Se eu não tivesse removidos eles poderiam estar com mais de 5 milhões de visualizações em todo canal!

Como são realizadas as gravações e edições dos vídeos? Antes eram sempre no meu quarto rosa na casa dos meus pais, hoje são em lugares comuns, mostrando a chácara e o dia a dia mesmo, sem cenário e sem nada elaborado ou muito planejado. Edito-os usando o MovieMaker, o editor mais simples e mais comum que existe, mesmo tendo outros editores pagos no computador, escolho esse pela praticidade. Tudo é feito por mim mesma e em casa.

Por ser um canal na Internet, você deve interagir com muitas pessoas de longe. Como é essa experiência de dar dicas para mulheres até de outros países? Coisas que nunca imaginei pra mim estão acontecendo graças ao canal, aquilo que parecia ser extremamente distante hoje é comum em meu dia a dia. As vezes nem acredito em tais acontecimentos, daqueles assim: “Me belisca?!”. Tenho seguidoras do mundo todo e diariamente recebo comentários, mensagens, e-mails e até presentes de mulheres de outros países que eu nem sabia ter atingido. Realmente isso me surpreende muito a cada novo dia, parece que um dia é mais marcante do que o anterior, quando penso que me superei no outro dia vejo que “fui ainda mais longe”. Não tenho um caso específico marcante, mas sim todas as histórias que recebo, dizendo que mudei a vida delas, que graças a mim hoje são outras pessoas, que sou o exemplo, que se inspiram em mim, enfim, nunca imaginei que pudesse alcançar esses países e muito menos influenciar em algo por lá.

Vivi

Você tem quase 30 mil seguidores no YouTube. Por que acha que faz tanto sucesso na rede? Apesar de tudo, não me considero “sucesso”, minhas seguidoras que tentam me mostrar que sou isso, fazem fã-clubes, criam homenagens, me fazem chorar todos os dias com textos lindos, enfim, elas realmente me surpreendem, parece que não é pra mim tudo isso, afinal de contas, sou como elas. Já recebi até vídeo de comemoração do meu aniversário de uma seguidora de Mauá, ela fez o bolo todo rosa da Barbie, acendeu as velas e chamou os familiares para gravar o vídeo de Parabéns a mim, um aniversário sem a própria aniversariante. Me destacam dentre as outras pela humildade e simplicidade, nunca precisei usar “máscara” para a gravação de um vídeo, apenas mostro quem eu sou, minha realidade e minhas ideias. Não preciso copiar nada de ninguém ou criar um personagem, se eu tiver de chorar no vídeo, não vou segurar, se eu tiver de rir vou rir. Sou o que realmente elas veem nos vídeos.

Você recebe muitas críticas pelo trabalho que faz? Recebo críticas diariamente, isso é comum para qualquer Guru & Blogueira. Mas eu sempre acolhi a pessoa com palavras boas ao invés de retrucar, pois quando ignoramos a pessoa continua a ser chata por ser persistente, quando xingamos o assunto vai mais longe ainda como se alimentando uma fogueira e quando acolhemos a pessoa com palavras contrárias as que ela nos deixou, sendo extremamente educada e carinhosa, ela mesma se envergonha e muda de opinião no mesmo momento, ou simplesmente para de te encher porque viu que você não vai responder a altura dela. Isso sempre funcionou comigo. Muitas das que me criticaram no passado hoje são minhas amigas e seguidoras fieis. Sim, nós temos que inverter o quadro, embora seja difícil e requer muita paciência. É como se fosse um desafio da qual tenho certeza que poucas pessoas conseguiriam, pois é muito mais fácil se estressar com tudo do que “agradar” a pessoa que acabou de te xingar.

Além de guru, você atua como modelo e já foi destaque em alguns concursos. Pretende investir nesta carreira? Não pretendo investir nessa carreira. Atuar como modelo foi apenas consequência do meu emagrecimento, já que eliminei 24kg e passo todas as dicas e incentivos em vídeos para quem está insatisfeito com o próprio corpo. Gosto de postar vídeos de desfiles e eventos para servir ainda mais como inspiração para as pessoas e mostrar que podemos mudar a nossa vida, mesmo que seja da água para o vinho, que foi o que aconteceu comigo, de uma gordinha às passarelas. Estou sempre presentes em concursos da região, como participante ou como jurada. Os jobs de modelo me ajudam também financeiramente, claro. Sempre surgem convites para eventos em geral, mas posso afirmar que boa parte desse conhecimento é devido ao meu canal, já que todos os que participo eu gravo e posto para as seguidoras. Ou seja, a base é os meus vídeos mesmo! Sou a atual 2ª Miss Cosmópolis, atual Miss Internet de Artur Nogueira e atual Garota Estilo – Jornal Mais.

Vivi

Você também tem uma loja virtual de venda de sapatos. Como começou? Começou na época que o canal ainda não era considerado trabalho. Sempre fui muito ligada à internet e meu público sempre foi grande, mesmo antes de postar vídeos, em tempos de Orkut eu tinha 6 perfis lotados. Então, apaixonada por sapatos, resolvi criar a loja para vendas online e por encomenda por se tratar de somente importados. Ainda tenho a loja mas não consigo dar a devida atenção a ela, aceito algumas encomendas mas não como antes.

Em maio deste ano você foi destaque na revista ‘Sou Mais Eu’, da Editora Abril, ao anunciar que havia perdido 23 kg em apenas 4 meses. Como foi essa dieta? Eu apenas substitui o jantar por um combo de chás e shake, mas acima de tudo tive que ter muita força de vontade para mudar, pois não tem produto que faça milagre, é preciso a pessoa querer a mudança. Busquei forças em todas as decepções da qual já tinha sofrido e nas lágrimas que tinham me feito derramar, mostrei que eu poderia sim ser mais forte e mudar a minha história ao invés de aceitar. Não mudei alimentação, apenas reduzi quantidades, e não fiz exercícios por falta de tempo. No meu canal tem mais de 20 vídeos sobre esse assunto, lá eu passo todas as dicas, tudo que funcionou comigo, o máximo de incentivo e apoio para as pessoas tomarem a iniciativa.

E como essa história chegou até a revista? Muitas das minhas seguidoras começaram a enviar minha história para a editora pedindo para contar minha vitória na revista (mesmo sem eu saber), e me pediam para enviar também. Atendendo aos pedidos, resolvi enviar o e-mail e, para minha surpresa, a editora já tinha recebido a mesma várias vezes. Minha história foi contada não somente na revista como também mostrada no Programa “A Tarde é Sua” com Sonia Abrão, na Rede TV.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.