20/04/2013

ENTREVISTA: Pastor Nadson Barbosa fala sobre Marcha para Jesus, artes e princípios

“A marcha não é um evento só dos evangélicos ou para os evangélicos, mas sim para todos aqueles que creem em Jesus” (Pastor Nadson Barbosa) ……………………. Alex Bússulo Foi vendo o próprio pai pregar em uma igreja que Nadson Cruz Barbosa descobriu a vocação para transmitir a Palavra de Deus. Na adolescência ficou conhecido como […]

Pr. Nadson“A marcha não é um evento só dos evangélicos ou para os evangélicos, mas sim para todos aqueles que creem em Jesus” (Pastor Nadson Barbosa)

…………………….

Alex Bússulo

Foi vendo o próprio pai pregar em uma igreja que Nadson Cruz Barbosa descobriu a vocação para transmitir a Palavra de Deus. Na adolescência ficou conhecido como ‘pregador mirim’. Em 2006, e com a certeza da missão que teria pela frente, ingressou no Seminário Teológico Batista Independente, em Campinas.

Atualmente, pastor Nadson é o responsável pela Igreja Batista Filadélfia e também o presidente do Conselho de Ministros Evangélicos de Artur Nogueira (Comean), que promoveu no último sábado (20), a 2ª edição da Marcha para Jesus.

Aos 31 anos de idade, Nadson também interpreta o Palhaço Pipoca, que com alegria e amor, leva a mensagem de Deus a muitas crianças e jovens nogueirenses. Na entrevista desta semana, ele fala sobre a Marcha para Jesus, o mundo artístico e princípios cristãos. Confira:

Qual a importância da Marcha para Jesus? Tudo que mobiliza grandes e pequenos grupos para uma celebração e união visando a proclamação e engrandecimento do nome de Jesus é de grande importância. Com o lema “Unidos Sempre Unidos Proclamemos Jesus” acreditamos que quando uma população reconhece o senhorio e a grandeza do Criador (Deus), passa a trilhar caminhos de Crescimento e Paz, e é o que desejamos para a cidade de Artur Nogueira. A Marcha Para Jesus não é um evento isolado, mas acontece também em grandes cidades do nosso país. Somos gratos, pois, após a primeira marcha em 2012, este evento passou a fazer parte do calendário da cidade com o apoio do vereador Silvinho Conservani, que lutou para que isso fosse uma realidade. A marcha não é um evento só dos evangélicos ou para os evangélicos, mas sim para todos aqueles que creem em Jesus. Grandes são as expectativas para este ano de 2013.

Como surgiu a ideia de trazer a cantora Perlla para participar do evento? Muitos me fizeram esta pergunta [risos]. A resposta tem sido sempre a mesma. Nossa intenção não foi trazer alguém conhecido só no meio gospel, mas sim alguém que já esteve na mídia e continua ainda nos dias de hoje, mas com uma grande mudança. Pesquisando bastante, encontrei a Perlla, e nos chamou bastante a atenção as declarações dela, feita ao TV FAMA, onde fala da sua grande mudança de vida, de seu encontro com Jesus. Trazer a cantora Perlla para a Marcha para Jesus não simplesmente porque ela deixou funk secular e passou a ser cantora gospel, pois usar músicas com o nome de Jesus é muito fácil, o testemunho de transformação de vida é o que realmente nos chama atenção. No evento teremos também a participação da Banda Reina (trio elétrico), Kinho Smith e Banda, que tem feito apresentações em todo o Brasil. Sem dúvidas, este evento vai ficar na história com a presença da cantora Perlla.

Como o senhor descobriu a vocação para ser pastor? Quando era criança participava muito da Escola Bíblica de Férias e da Escola Bíblica Dominical. Em 1996, entrando na fase da adolescência via meu pai, meu amigo e herói, Nestor Barbosa, que atualmente é pastor da Igreja Batista Nova Aliança – Cachoeira, Bahia. Achava muito lindo ele levando uma mensagem de paz e esperança para pessoas sofridas, aquilo tocava meu coração e comecei fazer o mesmo ao ponto de ser conhecido como Pregador Mirim [risos]. Em 2006, com a certeza da minha vocação, ingressei no Seminário Teológico Batista Independente, em Campinas. Depois que conclui o seminário marquei o casamento com uma linda jovem que conheci lá. Atualmente, casado com Ilza de Jesus Barbosa, somos pastores da Igreja Batista Filadélfia. Amo o que faço.

Se não tivesse escolhido ser pastor que profissão teria seguido? Em um congresso de Artes conhecido como ‘Caindo na Graça’, que acontece todo ano em Brasília, o qual sou um dos colaboradores, tive o prazer de conhecer o Arlindo Barreto, conhecido até hoje por ter interpretado o Palhaço Bozo. Ele gostou muito de um trabalho nosso e me incentivou bastante a fazer oficina de Teatro e seguir a carreira. Acredito que me daria bem sim nesta área, pois amo muito isso. Mas, ser professor seria uma ótima profissão para mim se não fosse pastor. Ser professor é uma das mais importantes profissões. Todo profissional passa por um professor, ajudar na formação de uma nova geração é espetacular. Quem sabe ser como minha esposa que é professora e pastora [risos], sou fã dela.

Pr. Nadson

Como se tornou presidente do Comean? Conheci o Conselho de Ministros Evangélicos de Artur Nogueira através do pastor Cleverson Pereira do Valle. Sempre participei das reuniões e tive um bom relacionamento com colegas pastores. No final de cada ano tem uma nova eleição e, para minha surpresa, fui eleito pela maioria. Não só em Artur Nogueira, mas em todo o país, o número de evangélicos tem crescido bastante a cada ano, quando a cidade tem um conselho de pastores é mais fácil trazer uma maior união entre denominações. O Comean existe não só para si mesmo, mas para estar junto a população visando o desenvolvimento da nossa cidade agradando ao nosso Senhor Jesus Cristo e promovendo paz, estabelecendo alvos e meios para trabalhos conjuntos das Igrejas evangélicas de Artur Nogueira e que beneficiem a comunidade geral.

Como presidente, quais são seus planos para o Comean? Temos vários projetos e alguns já se tornaram realidade. Um dos planos era visitar cada pastor e igreja da cidade, tanto os que fazem parte do conselho e os que não fazem, promovendo assim um colegiado entre pastores, um cuidando do outro, graças a Deus isso já temos colocado em prática. Realizar a 2ª Marcha para Jesus com um número maior de pessoas abençoando nossa cidade. Realizar o dia Mundial da Evangelização em Artur Nogueira. Realizar o Dia da Bíblia. Apoiar de maneira mais ampla as entidades já existentes na cidade. Realizar o Dia da Alegria – um trabalho em conjunto com todas as igrejas para oferecer ações sociais para o município. Promover encontros, simpósios, palestras, seminários, visando o aprimoramento dos Ministros Evangélicos das Igrejas pelos mesmo representadas. Implantar a cada dia a visão de que ser igreja vai além de se reunir em um templo e que ser pastor é acima de tudo cuidar de ovelhas.

O senhor trabalha com evangelismo através das artes. É também conhecido das crianças como Palhaço Pipoca. Como é esse trabalho? Algumas pessoas dizem que sou um pastor diferente, a questão toda não é esta, é que acredito em Deus como o Criador por excelência e Ele nos chama a sermos criativos também, usar da arte para adorar a Deus e anunciar o Seu amor é magnífico. Pintura, teatro, dança, poema, música… tudo que tiver ao nosso alcance podemos aproveitar para usar no reino de Deus. As coisas não precisam ser sempre do mesmo jeito. Jesus nos chamou para vivermos em novidade de vida e isso é em tudo. O Palhaço Pipoca surgiu quando eu e minha esposa, que também é conhecida como Palhaça Rosinha, fizemos um projeto para um trabalho do seminário. Nesse projeto teríamos que evangelizar crianças. Lembro-me que me vesti com uma roupa e em meio as brincadeiras surgiu o nome Pipoca e ficou, do mesmo jeito a Rosinha. Usamos muito os palhaços para a evangelização de crianças, muitas escolas também nos chamam para fazermos apresentações para a garotada, em horários livres muitas vezes visto a roupa de palhaço e vou para rua alegrar as pessoas levando o amor de Deus de maneira engraçada.

Pr. Nadson

Na semana passada, o senhor mobilizou alguns jovens e promoveu a ação ‘Arte e Graça na Praça’, no Coreto de Artur Nogueira. Qual a proposta deste projeto? É reunir jovens e adolescentes que queiram ir para as praças levar mensagens de alegria e esperança. Cuidar das praças dentro das nossas possibilidades. Contar a história da praça de maneira divertida. Promover um bate-papo livre sobre assuntos atuais de maneira bem descontraída. Ler jornais com idosos. Sorrir com as crianças. Buscar em cada rosto um lindo sorriso, afinal rir é o melhor remédio [risos].

Quais são os maiores desafios que o senhor encontra nos dias de hoje ao pregar a Palavra de Deus? Realmente existem muitos desafios. Como escreveu o apóstolo Paulo: “… chegará o tempo onde as pessoas não suportarão a verdade, mas buscarão para si mestres que falem aquilo que lhes agradem… Se recusarão a ouvir aquilo que a palavra de Deus diz, mas seguirão suas próprias ideias desorientadas”. Vivemos em uma sociedade onde o relativismo tem tido muita força. Para muitos tudo é relativo. Para muitos a Bíblia é apenas um livro de pesquisa e não a palavra de Deus. Os falsos ensinamentos tem crescido bastante. Os valores espirituais tem sido deixado de lado enquanto o materialismo tem tomado conta do coração das pessoas, muitos só se preocupam em ter e não em ser. Vivemos tempos difíceis… Falamos que estamos em um país livre e democrático, mas infelizmente até a palavra de Deus pregada tem sido questionada os seus conteúdos e, ultimamente, temos muitas vezes sido acusados de preconceituosos. A palavra de Deus continua a mesma de ontem, hoje e será sempre a mesma. A mensagem da cruz tem sido desprezada muitas vezes, até por alguns que se dizem seguidores de Cristo. O mundo em que vivemos tem mudado todos os dias devido aos avanços da tecnologia e muitos outros fatores, mas a Palavra de Deus é imutável, inegociável.

Como falar de Deus em uma sociedade repleta de distrações e sentimentos superficiais? Conhecer bastante esta nova era em que vivemos nos leva a falar de Deus de maneira que as pessoas possam entender. Conquistar o direito de ser ouvido é bastante interessante, e usar da arte para falar para estas novas gerações tem tido efeito. Mudar o conteúdo e essência da palavra de Deus jamais! Mas, respeitar as diferenças e outras crenças também faz com que os outros venham nos ouvir. Hoje, acredito que a melhor maneira de falar de Deus é vivendo este Deus, o meu viver fora das quatro paredes da igreja fala muito. Se vivermos de fato e verdade a Palavra de Deus será difícil alguém não querer ouvir.

Pr. Nadson

Qual é o maior ensinamento de Jesus? O amor! “Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Amarás o teu próximo como a ti mesmo, não há outro mandamento maior do que estes” (Marcos 12:31). Hoje, o que vemos é pessoas que não possuem mais amor umas pelas outras, querem somente é ferir o próximo com palavras, gestos e atos, não se importando com o que causam às outras. Devemos é amar uns aos outros, não interessa se a pessoas é branca ou negra, ou o seu estado, seja ela rica ou pobre, devemos amar de coração e não só por obrigação. O padrão de amor cristão é o exemplo de Cristo. “Conhecemos a caridade nisto: que Ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos” (1 João 3:16). Por isso, precisamos expressar o amor pelos irmãos, não de modo teórico, porém prático: “Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade” (1 João 3:18). É importante também lembrar que Jesus também falou de Justiça, Céu e Inferno. Podemos amar as pessoas e rejeitar os erros delas. Deus ama o pecador e não o pecado.

O senhor acredita que os valores humanos estão abalados? Sim. Os valores tem sido desvalorizados a cada dia, tem sido trocados. Princípios inegociáveis tem sido negociados. Pessoas tem sido vistas como números e objetos, a coisificação de pessoas vem crescendo cada vez mais. Podemos valorizar sim nossas culturas e patrimônios históricos, mas quando se fecha os olhos para os valores humanos, isso ofende a Deus, pois somos imagens do próprio Criador. Ao olhar para o nosso próprio país, fico a refletir e muito. Todos nós, brasileiros, gostamos muito de futebol, não sou contra isso, mas quantos bilhões tem sido investido em estádios para a Copa Do Mundo? E o que falar da Saúde, Educação e Segurança do povo brasileiro? Muita coisa precisa ser revista quando se trata de valores humanos. Precisamos amar e respeitar mais e mais nossos semelhantes. Peço a Deus que nos ajude a cada dia vivermos para Ele mesmo e para o próximo. A vida é bela! É bom viver e amar a vida!

Fotos: Renan Bussulo

NadsonCaricatura: Tomás de Aquino


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.