09/08/2014

ENTREVISTA: Mineiro fala do sucesso do Artur Nogueira Bike Clube

Presidente do Artur Nogueira Bike Clube fala sobre o sucesso da associação que está colocando os nogueirenses para pedalar

capa 2
“Andamos de bike não para esquecer da vida, mas sim para vivê-la” (Mineiro)

…………………………

Alex Bússulo

Criado a pouco mais de um ano, o ‘Artur Nogueira Bike Clube’ já pode ser considerado um sucesso entre os nogueirenses. Inicialmente formado por um grupo de amigos, o clube cresceu e hoje movimenta centenas de ciclistas, que saem pedalando pelas ruas da cidade e estradas rurais de Artur Nogueira e região.

Muito mais do que um simples passeio de bicicleta, o clube propõe um novo estilo de vida, mais saudável para a mente e para o corpo. Mas esse sucesso não atinge apenas os moradores de Artur Nogueira. Recentemente o clube promoveu um circuito de Mountain Bike, que reuniu 500 ciclistas que vieram de várias partes do estado.

Na entrevista desta semana conversamos com Ademilson Ribeiro Arruda, o ‘Mineiro’ como é popularmente conhecido. Ele é o presidente do Artur Nogueira Bike Clube. Aos 38 anos de idade, esse nogueirense graduado em Administração e pós-graduado em Gestão Pública sempre gostou de bicicleta. Já pedalou por três vezes no Caminho da Fé e em uma expedição ciclo-turística no Jalapão.

Na conversa desta semana ele fala sobre os benefícios do ciclismo, o objetivo e planos para o clube. Confira:

Como surgiu o Artur Nogueira Bike Clube? Depois que fiz um pedal saindo de São Paulo até Santos (Circuito Marcia Prado) tive uma conversa com alguns amigos e surgiu à ideia de criar um grupo de ciclismo aqui em Artur Nogueira. Daí fomos buscar na nossa região alguns clubes já existentes. Diante da realidade do que encontramos decidimos criar a ANBC (Artur Nogueira Bike Clube). Nesta primeira etapa estavam comigo o Manoel (Mané), André (Teco) e o Ivan Rossetti. Depois disso, para a que o clube fosse formado, criamos um estatuto e procuramos outros amigos para criar a primeira chapa e fundar o Artur Nogueira Bike Clube.

Qual é a proposta de vocês? O ANBC é um grupo formado por ciclistas amadores de idades e profissões variadas. O que nos une é a paixão pela bicicleta, pela natureza, pela aventura, pela solidariedade e por superar desafios. Ao reunir ciclistas de diferentes modalidades, o grupo pretende incentivar a prática do esporte com segurança, proporcionar a troca de informações e experiências, facilitar a compra e a venda de peças e equipamentos, divulgar eventos ciclísticos e, sobretudo, promover encontros para pedalar, na cidade ou em trilhas. Nosso objetivo é divulgar passeios de uma forma em que todos possam participar, seja ele iniciante ou já acostumado com à pratica esportiva desta modalidade. O grupo é aberto ao ingresso de quaisquer interessados pela bicicleta e não possui fins lucrativos. Pretende divulgar o uso da bicicleta como uma forma saudável e ambientalmente correta de lazer, esporte e transporte.

Este ano vocês promoveram a segunda edição do Circuito de Mountain Bike de Artur Nogueira que reuniu mais de 500 ciclistas. O sucesso foi tão grande que o clube já está planejando outro evento ainda para este ano. Já está confirmada a terceira edição do circuito? No fim do ano passado criamos, com o apoio da Prefeitura e da Câmara, o 1º Circuito Nogueirense de Mountain Bike. Tivemos aproximadamente 150 ciclistas de diferentes cidades da região e este ano fizemos o 2º Circuito, com aproximadamente 500 ciclistas, que nos surpreenderam muito. Tiveram ciclistas até de fora da nossa região. O sucesso foi tão legal que já temos data marcada para o dia 7 de dezembro, onde realizaremos o 3º Circuito Nogueirense de Mountain Bike. Outra coisa marcante neste segundo circuito é que arrecadamos quase 800 litros de leite que foram destinados ao Fundo Social do Município.

IMG_6781

O circuito sempre é dividido em dois percursos. Por quê? Primeiramente é bom destacar que o nosso Circuito Nogueirense de Mountain Bike está entre os melhores do estado de São Paulo, pois incentivamos a prática deste circuito passando em lugares de extrema natureza e por trilhas criadas por nós do clube, buscando um desafio que necessita de algumas habilidades e força. O circuito é dividido em dois percursos, um de 20 km (light) e outro de 40 km (pro). Este primeiro de 20 km é para aquelas pessoas que estão iniciando a prática do ciclismo e é um percurso onde possibilita a descontração e a busca de novas amizades e companheirismo. Já o percurso de 40 km não é indicado para iniciantes pois tem muitas subidas e descidas e desafios que um ciclista com certa experiência consegue completar.

Mineiro

Com qual frequência o clube pedala? Em quais lugares? Nós temos o hábito de pedalar toda semana em diferentes horários e ambientes diversos, pois nem todos tem a disponibilidade de pedalar sempre no mesmo horário. O que é certo é que todos os sábados e domingos pela manhã temos grupos saindo para iniciar um pedal. Como forma de comunicação, usamos as mídias sociais.

O que é Mountain Bike? Mountain Bike ou Bicicleta de montanha é uma modalidade do ciclismo que diferencia a transpor diversos percursos com irregularidades e obstáculos, se diferencia através dos pneus e suspensão. Os pneus são mais largos, diferente da modalidade Speed onde o pneu é mais fino. O Mountain Bike é praticado em estradas de terras, trilhas e terrenos com poucas ou muitas irregularidades.

Qualquer pessoa pode praticar Mountain Bike? Sim. Qualquer esporte precisa de alguma orientação profissional. O que sentimos é que aquele que se inicia neste esporte sempre se apaixona, pois lhe coloca desafios que depende apenas dele mesmo. O desafio é o início, mas com dedicação e motivação as condições físicas aparecem em curto tempo, além de lhe proporcionar uma saúde melhor.

Mineiro

Não é com qualquer bicicleta e equipamento que uma pessoa deve sair pedalando por aí. Qual é a recomendação dada pelo clube aos ciclistas que vão pedalar em um circuito? A prática do ciclismo é recomendada para qualquer pessoa seja ela criança ou idoso. Para isso precisa sim de alguma experiência mínima para enfrentar alguns desafios e, lógico, de um equipamento, no caso, uma bicicleta. A recomendação que a ANBC sempre indica é usar equipamentos de segurança, tais como capacete, luvas e óculos, além de sempre fazer uma boa manutenção, isso lhe possibilita uma boa pedalada.

Qual é o preço mínimo de uma bicicleta para a prática de Mountain Bike? Esta é uma pergunta muito pessoal. Para iniciar um pedal não é necessário gastar muito dinheiro. Iniciamos com bicicletas bem simples e com o passar do tempo investimos um pouco mais para ter um equipamento melhor.

Quais são os benefícios do ciclismo? A prática do ciclismo traz benefícios físicos, emocionais e de companheirismo, além de contribuir muito para a qualidade de vida. Todas as vezes que iniciamos um pedal é um relaxamento da mente e do corpo, pois conseguimos esquecer dos problemas que enfrentamos no dia-a-dia e nos dedicamos a curtir aquele momento. Outros benefícios que sempre vemos e sentimos é o companheirismo, encontramos novas amizades e um espírito de ajuda mútua.

Mineiro

Como você avalia a construção das ciclovias e ciclofaixas de Artur Nogueira? Avaliamos que a ciclovia de Artur Nogueira só trouxe benefícios para os nogueirenses. Vemos hoje a ciclovia sendo usada e as bicicletas não disputando mais espaços com os veículos. A maioria das cidades que visitamos ainda não possui um espaço adequado para a prática do ciclismo. É uma boa alternativa de mobilidade urbana e os municípios vizinhos estão se adequando a esta realidade.

O que devem fazer os interessados em participar das atividades do Artur Nogueira Bike Clube? Tem algum custo? Através das mídias sociais (site, Facebook e outros) marcamos passeios e o custo é zero. O nosso clube ainda está no início e pretendemos em breve proporcionar outros meios de divulgar a prática do ciclismo. A mensagem final que deixamos a todos os ciclistas, praticantes ou não, é que andamos de bike não para esquecer da vida, mas sim para vivê-la. Para quem quer acompanhar as novidades do clube basta seguir nossa página no Facebook.

bike clube


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.