29/03/2014

ENTREVISTA: Maurício Rozalez fala sobre Espiritismo e dos 25 anos do Grupo Espírita de Artur Nogueira

Orientador do Grupo Espírita Amor e Caridade de Artur Nogueira responde às principais perguntas sobre Espiritismo

Mauricio “Os espíritos são os seres inteligentes criados por Deus e que habitam o universo, quer estejam encarnados ou desencarnados” (Maurício Rozalez)

………………………

Alex Bússulo

Sábado, dia 22 de março de 2014. Mais de 120 pessoas participaram da comemoração aos 25 anos da criação da sede do Grupo Espírita Amor e Caridade (Geac) de Artur Nogueira. O jantar de aniversário foi realizado no salão de festas Valonia, no centro, e reuniu espíritas e simpatizantes.

Mas afinal de contas, o que esse grupo faz em Artur Nogueira? O que é o Espiritismo? Existe o sexto sentido? Para essas e outras perguntas fomos atrás das respostas. E quem as respondeu foi um nogueirense nato, nascido e criado aqui em Artur Nogueira.

O empresário Maurício Benedito Strasser Rozalez, proprietário da Ótica Rozalez, é espírita há quase 30 anos. Dentro do Geac, ele trabalha como orientador e expositor. Na entrevista desta semana, Maurício fala sobre Espiritismo, Deus, Caridade e sobre a importância do Geac e da Casa do Caminho mantida em Artur Nogueira. Confira:

Nem sempre você foi espírita. O que o motivou a seguir essa religião? Eu era católico. Estava com problemas financeiros que me deixaram muito triste. Minha irmã convidou-me a procurar uma vidente e fiquei impressionado com sua faculdade espiritual. Ela não era espírita. Comecei a sentir os espíritos e a falar com todos, amigos familiares e fiquei com uma perturbação muito grande, pois, sentia os espíritos de todo tipo. Procurei por uma tia, que já era espírita, e ela me orientou a tomar passes. Também me presenteou com as obras de Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns e o Evangelho Segundo o Espiritismo. Não só os li, como devorei suas informações. Isso tudo aconteceu em junho de 1986. Em novembro fui convidado a assistir uma palestra com um grupo em formação em nossa cidade. Desde então, o grupo se reuniu para estudos e logo, em fevereiro de 1987, estava fazendo o curso de estudos sobre reuniões mediúnicas em Campinas no Centro Espírita Allan Kardec, pois os companheiros queriam fazer reuniões mediúnicas e, pela experiência e estudo, sabia dos perigos de um trabalho desta natureza sem preparo e conhecimento. Desde esta época, não abandonei mais os estudos, e minha participação em Campinas, pois os amigos de lá tinham muita experiência. Eu estava aprendendo muito com meus estudos e participação, a fundação do Grupo Espírita foi apenas o próximo passo.

O que é o Espiritismo? É a ciência que estuda a origem e o destino dos espíritos e suas relações com o mundo material. O Espiritismo é o grande libertador da criatura humana pois, tendo a certeza da vida após a morte e nossa pré-existência, entendemos Deus, Sua justiça, misericórdia, o livre arbítrio, as responsabilidades de nossos atos, consequências, e aí fica muito fácil praticar a caridade, a tolerância, o perdão às ofensas e atos, exercitar a humildade, entendermos as criaturas, pois são nossos irmãos em diferentes estados de evolução, todos merecendo nosso carinho, respeito e atenção.

O que são os espíritos? Espíritos são os seres inteligentes criados por Deus e que habitam o universo, quer estejam encarnados ou desencarnados. Todos nós, os seres humanos, somos espíritos.

De acordo com o Espiritismo, existem espíritos bons e outros maus. Por quê? Deus não criou espíritos em diferentes estados. Todos foram criados simples e ignorantes, por isso imperfeitos, ou melhor, incompletos. Devem adquirir por si mesmo e por sua própria atividade, a ciência e a experiência que de início não podem ter, mas com a capacidade de progredirem até a perfeição. Entretanto, ante a manifestação dos espíritos revelando os mais diferentes graus de evolução, os homens acreditaram que os espíritos muito bons ou muito maus tinham sido sempre assim e eram uma criação à parte, diferentes da humanidade. Os espíritos puros, que já percorreram toda a escala evolutiva, foram às vezes designados pelos nomes de anjos, arcanjos ou serafins. Os espíritos muito imperfeitos foram chamados de demônios, maus gênios e espíritos do mal e até considerados como divindades maléficas. Entretanto, embora atualmente ainda estejam voltados para o mal, esses espíritos também evoluirão, passando pelos degraus da escala evolutiva, atingindo finalmente a perfeição.

Mauricio

Por que algumas pessoas afirmam ver espíritos e outras não? É natural que nos comuniquemos com os espíritos desencarnados e eles conosco, porque também somos espíritos, embora estejamos encarnados. Pelos sentidos físicos e órgãos motores, tomamos contato com o mundo corpóreo e sobre ele agimos. Pelos órgãos e faculdades mentais mantemos contato constante com o mundo espiritual, sobre o qual também atuamos. Todas as pessoas, portanto, recebem a influência dos espíritos. A maioria nem percebe esse intercâmbio oculto, em seu mundo íntimo, na forma de pensamentos e estados de alma, impulsos, pressentimentos, etc. Mas há pessoas em que o intercâmbio é ostensivo. Nelas, os fenômenos são mais frequentes e marcantes, acentuados, bem característicos (psicofonia, mediunidade falante, psicografia mediunidade pela escrita, efeitos físicos movimentos de objetos materiais sem contato humano, etc.) ficando evidente uma outra individualidade, a do espírito comunicante. A essas pessoas Allan Kardec denomina médiuns.

O que acontece após a morte? Após desligar-se do corpo material, o espírito considera sua individualidade. Continua sendo ele mesmo com seus defeitos e suas virtudes. Sua situação, feliz ou não, na vida espírita, será consequência de sua existência terrena e de suas obras. Os bons sentem-se felizes e no convívio de amigos; os maus sofrem a consequência de seus atos; os medianos experimentam as situações de pouco preparo espiritual.

O que acontece nas reuniões mediúnicas? Qualquer um pode participar? Um trabalho de psicoterapia espiritual para os dois lados da vida, para encarnados e desencarnados que exige conhecimento doutrinário, espiritual, fé, e na prática mediunidade, exigem muitos cuidados para evitar problemas. Quanto à participação, depende do preparo prévio dos trabalhadores para evitar os problemas citados acima, como mistificações e fraude, quanto aos que procuram ajuda espiritual, a participação deles nestas reuniões pode criar mais problemas do que ajuda, pois falta conhecimento para entender os acontecimentos, afastando-os do tratamento.

Qual é a missão do homem aqui na Terra? No conjunto da vida universal, cada ser tem uma função natural a desempenhar; função que, por mais simples que seja, é sempre valiosa e importante, pois Deus nada cria inutilmente. Criados por Deus, os espíritos também têm um papel determinado e útil dentro da criação. A função que exercem é de acordo com sua capacidade; vão desde a simples animação da matéria até o executar das ordens de Deus para a manutenção da harmonia universal.

Mauricio Mauricio

Quem foi Allan Kardec? Seu verdadeiro nome foi Hippolyte Léon Denizar Rivail, nasceu dia 3 de Outubro de 1804, em Lião, França. Ao redor dos 11 anos seus pais enviaram para estudar em Yverdum, na Suíça, no instituto de Educação do célebre pedagogo Pestalozzi. Ali estudou até 1822, voltando a França e estabelecendo-se em Paris, como professor. De 1824 a 1848, além de lecionar, Rivail escreveu inúmeras e importantes obras pedagógicas, além de tratados sobre educação pública, tendo um deles sido premiado pela Academia Real das Ciências de Arras (1831). Em maio 1855, pela insistência de amigos foi observar os fenômenos das “mesas girantes” e “comunicações do além-túmulo”, prosseguindo nesses estudos, observou os fenômenos mediúnicos em todos os aspectos, deduzindo consequências dos fenômenos, aplicando invariavelmente o espírito crítico e o raciocínio filosófico nos estudos e experiências culminando assim a 18 de abril 1857 a publicação de O Livro dos Espíritos. Para a publicação das obras espíritas, objetivando distingui-las das que produzira pelo seu próprio saber, como pedagogo, adotou pseudônimo de Allan Kardec, nome que, conforme revelação feita, usara em encarnação anterior, ainda em solo francês, ao tempo dos druidas (sacerdotes da Gália, antiga região da França). Agradecemos a Kardec o trabalho e a dedicação de sua vida à codificação dos ensinos dos espíritos a fim de que também pudéssemos entender melhor as leis divinas, recebendo conforto, bom ânimo e esperança para nossas vidas.

E Chico Xavier, quem foi? Apóstolo de Jesus, exemplo de amor, humildade, abnegação, desprendimento dos bens terrenos, demonstrando e vivendo os ensinos de Jesus, no mais alto grau. Médium, espírita, sua contribuição à doutrina de Kardec, se concretizou nas obras que os espíritos ditaram, explicando e desenvolvendo o pensamento doutrinário. Essas obras, mais de quatrocentas, traduzidas em diversos idiomas, das quais nunca auferiu nenhum lucro, amparando diversas entidades assistenciais e de divulgação espírita em todo o Brasil, doando todos os direitos autorais para o sustento destas. Seu mediunato estendeu-se também à missão consoladora, recebendo diversas mensagens de parentes que desencarnaram, consolando e esclarecendo aqueles que aqui ficaram, provando a sobrevivência da alma após a morte.

Como o Espiritismo define o sexto sentido? A ciência humana, a parapsicologia, nos fala do sexto sentido, que tem muitas formas: telepatia, visão a distância, premonição, etc. O espiritismo antecede a parapsicologia com o primeiro tratado completo sobre este assunto com a publicação do Livro dos Médiuns, que fala dos tipos, modalidades e o exercício destas faculdades inerentes à criatura humana.

Qual a importância da caridade? Para nós, espíritas, significa o objetivo máximo a alcançar, pois o lema ditado pelos espíritos é “fora da caridade não há salvação”. Jesus a vivenciou, no seu maior grau de devoção, renúncia e abnegação, seus apóstolos a exemplificaram. Quem de nós não precisa de perdão? A caridade é o amor em ação; o evangelho manda fazer ao próximo aquilo que gostaríamos que ele nos fizesse. Segundo o entendimento da lei de causa e efeito, recebemos da vida aquilo que fazemos para ela.

Para o Espiritismo, qual a definição de Deus? Essa pergunta foi feita por Allan Kardec aos espíritos, que responderam: “a inteligência suprema do universo, causa primeira de todas as coisas”.

Mauricio

E Jesus Cristo? É o ser mais perfeito que Deus enviou à Terra, para servir de modelo e guia, conforme o ensino dos espíritos. Jesus disse que não nos deixaria órfãos; Ele rogaria ao Pai e Ele enviaria o Consolador, o Espírito da Verdade, para que esteja eternamente conosco (João, cap. 14, v.15,16,17,26). Para nós, espíritas, Jesus é o governador espiritual do nosso planeta, portanto nunca se ausentou!

O Grupo Espirita Amor e Caridade completou 25 anos em Artur Nogueira. O que há para comemorar? O trabalho do grupo, seja no atendimento aos necessitados, seja no aprimoramento dos seus participantes através dos estudos e atividades, tem sido gratificante, na medida em que nos proporcionou uma oportunidade de crescimento espiritual. Como comemoração aos vinte e cinco anos tivemos uma jantar beneficente, no último sábado (22). Continuamos com as palestras, geralmente no terceiro domingo do mês, às 15 horas, para o público em geral, no Geac. Além da apresentação do Grupo Vozes do Amanhã para o dia 26 de Julho, no Centro Cultural Tom Jobim e outros eventos que irão se confirmar.

A entidade Casa do Caminho foi criada pelo Geac. Qual a importância deste espaço para Artur Nogueira? A Casa do Caminho se originou do atendimento à crianças e adolescentes carentes da cidade que era feito no Centro. Como foi crescendo o número destes, surgiu a ideia deste projeto de amor. Fundado em 5 de julho de 1990, o espaço, tem como órgão mantenedor o Grupo Espírita Amor e Caridade. Seus objetivos tem sido assistir à crianças, adolescentes e adultos, promovendo a estes desenvolvimento pessoal, social, intelectual, cultural, moral e ético, fortalecendo a cidadania gerando impacto social positivo na comunidade e contribuindo para a diminuição da exclusão e dos problemas sociais. Em 23 anos de história deve-se destacar que, de forma constante, através de suas atividades socioeducativas, semiprofissionalizastes e culturais isto vem acontecendo, gerando inclusive parcerias importantes como com a Petrobras, por exemplo. Mas, a maior importância tem sido a oportunidade que seus diversos colaboradores tem tido no exercício da construção de um mundo melhor, da regra de ouro de todas as religiões: Fazer ao próximo o que gostaríamos que fizessem a nós mesmos.

Para aqueles que se interessaram em conhecer mais sobre o Espiritismo em Artur Nogueira o que devem fazer? O Geac tem mantido cursos e palestras em diversos dias da semana, sendo que nas quintas-feiras acontecem um trabalho aberto ao público, às 20 horas, onde são recebidas as pessoas e encaminhadas aos trabalhos da Casa, de acordo com suas necessidades. O endereço é na Avenida Santos Dumont, 195 – Paineiras.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.