02/08/2014

ENTREVISTA: Morador de Artur Nogueira, Afonso dos Santos é candidato a deputado federal

Candidato nogueirense fala sobre propostas e por que merece ser eleito o primeiro deputado federal de Artur Nogueira

capa 3
“Já está na hora da nossa região ter um representante em Brasília” (Afonso dos Santos)

……………………………..

Alex Bússulo

Morador de Artur Nogueira/SP, Afonso dos Santos está na disputa eleitoral deste ano. Ele é candidato a deputado federal pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e está confiante que será eleito em outubro com os votos dos eleitores do município e da região.

Aos 47 anos de idade, Afonso é servidor público trabalhando como auxiliar de departamento. Solteiro e sem filhos, ele mora no Jardim Vista Alegre. Já trabalhou na construção civil, como pedreiro e pintor, no setor privado, com vendas de assinatura de revistas e livros.

Afonso é um homem simples e esforçado. Como candidato está fazendo uma campanha mais corpo-a-corpo, levando as propostas que promete cumprir se eleito. Na entrevista desta semana, ele fala sobre a campanha política e por que merece o voto e a confiança dos eleitores. Confira:

Por que você decidiu ser candidato a deputado federal? É parte de um sonho, projeto de vida! Uma maneira ideal de retribuir por tudo que a vida e a sociedade já me deram! O que seria isso? Na vida, temos a todo tempo que tomar decisões que acarretam consequências naturais, de bom ou ruim, um pensamento dualista: será que isso contribuirá para o meu crescimento, melhorará a vida do meu próximo? Poderia ser feito de um jeito melhor? Serei um político diferente da grande maioria que aí estão? Ou seja, antes mesmo que me questionem, faço essa autocrítica pessoal. Lógico, que muitas vezes, somos muito bonzinhos com nossos próprios erros!

Mas logo para federal? Não seria melhor começar com um cargo político a nível estadual ou municipal? Sim, logo para federal! Já está na hora da nossa região ter um representante em Brasília, número de eleitores pra isso temos! Somente em cinco cidades da nossa região são mais de 140 mil eleitores. Outra coisa que devemos ter em mente, quando isso acontece, de termos um representante de nossa região na câmara, o direcionamento de recursos se torna mais fácil de ser acompanhado e cobrado, por quem elegeu o deputado federal. Assim que terminou o pleito de 2012 falei com o presidente municipal do PDT sobre minha disposição de alçar voos mais alto na política e ele, prontamente, me direcionou para a executiva estadual, onde na conversa com os dirigentes, me confidenciaram, que os gastos com uma campanha para estadual e federal são os mesmos, a única diferença seria a quantidade de votos, que para federal, dependendo da coligação são menores do que para estadual. Começar com um cargo municipal? A minha primeira investida foi como candidato a vereador, em 2012.

Você foi candidato a vereador em Artur Nogueira há 2 anos, mas obteve apenas 5 votos. O que te dá confiança de que será eleito deputado federal? Cara! Eu estava receoso dessa pergunta! Quando terminou a campanha e saiu esse resultado brinquei com algumas pessoas: nem o Curva (candidato de nossa coligação), que não fez muito esforço para ter votos, conseguiu 14 votos. O interessante que teve mais de cem pessoas, conhecidas minhas, que disseram que haviam votado em mim, onde foi parar esses votos então [risos]. A minha teoria é que queriam ser simpáticas comigo, não machucar muito meu ego! O que será diferente agora? Antes de fixar residência na cidade de Artur Nogueira, trabalhei em muitas cidades do interior do estado de São Paulo, como Aguaí, Indaiatuba, Mogi Mirim, entre outras, morei e estudei na cidade de Hortolândia e trabalhei também na capital, nas regiões sul e leste, ou seja, começarei em minha cidade de residência atual, Artur Nogueira, e levarei minhas propostas a esses amigos de outras cidades, se eles acreditarem na minha sinceridade de ser um político que fará diferença nas questões do estado de São Paulo na Câmara Federal, tenho convicção que terei os votos necessários!

Afonso

E quantos votos você precisa ter para ser eleito? Numa ocasião, em que tive oportunidade de falar com o prefeito Celso Capato, onde falei que seria candidato, ele me deu uma informação importante, de quando ele foi candidato a deputado, que no mínimo, seria hoje, entre 20 a 60 mil votos. A executiva estadual do PDT também estima nesses valores, então eu preciso na verdade de 10 mil pessoas votando em mim e falando para mais duas pessoas.

O que te dá confiança que vai conseguir essa quantidade de votos? Ora, em qualquer atividade da vida para se ter sucesso é preciso planejamento, dedicação e muito esforço, além de apoio dos amigos e conhecidos. E o mais importante: colocar nas mãos de Deus, pois o sentido de fracasso e sucesso, depende de muita humildade diante D’Ele.

Muito bem. Eu quero que você se apresente para os eleitores. Me diga quem é o Afonso dos Santos: Meu nome inteiro é José Afonso dos Santos. Até esses dias atrás a única pessoa de Artur Nogueira que me chamava de José era minha chefe. Pois, desde o meu tempo de exército, os amigos e conhecidos só me chamam de Afonso. Nasci numa cidade do interior de Goiás, de nome de Santa Helena, onde a família Sia é bastante conhecida por lá. Tenho 47 anos, irei completar 48 anos no final de setembro. Moro em Artur Nogueira desde 1993, quando vim estudar no UNASP, mas só comecei a participar ativamente da vida social de Artur Nogueira em 2002, quando definitivamente fixei aqui como cidade do coração. Trabalho como funcionário público concursado na Prefeitura de Artur desde 2006. Além do estudo em Teologia, não completo, estou para terminar Gestão em Tecnologia da Informação, pela UNIP.

Como está sendo sua campanha? Alex, essa será a campanha mais digital de todas! Então, ainda que timidamente, tenho usado as mídias sociais, principalmente o Facebook. Futuramente estarei mais engajado em outras mídias. Mesmo que as mídias eletrônicas sejam importantes, o eleitor ainda tem que sentir a sinceridade no contato corpo-a-corpo com o candidato, por isso ainda hoje se utiliza santinhos, adesivos, entre outros materiais impressos. Tenho concentrado esforço atualmente, nas cidades de Artur Nogueira, Holambra, Cosmópolis, Mogi Mirim, Engenheiro Coelho, Conchal, Hortolândia. Se o tempo permitir, outras cidades como Santo Antônio de Posse, Americana e Santa Barbara estão em meus planos também.

Afonso

Você tem apoio de alguém, de algum outro político? Na capital, tenho o apoio do Carlão da Alimentação, que é candidato estadual do nosso partido. Na região estou fechando com outro candidato. Aqui na cidade tenho apoiado a candidatura do Ivan Vicensotti, que é da mesma coligação São Paulo Quer o Melhor, que apoia como governador Paulo Skaf.

Quais são as suas propostas? As propostas do PDT, na educação, são criar escolas em tempo integrais como a reforma de base mais importante para a criação de sólidos alicerces do desenvolvimento de uma nova sociedade. Isso está de acordo com os meus pensamentos de uma sociedade mais justa. Pois é preciso garantir o acesso de todas as crianças à educação básica, do pré-escolar ao segundo grau, em um curto prazo. Então, como deputado federal, estarei propondo leis que assim colaborem para que isso seja concretizado. Eu acredito no trabalho social, como meio de resgate da dignidade humana. Para a Saúde, defender a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que resolverá definitivamente o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), aumentando os recursos federais através da receita corrente bruta. A regulamentação acabará também com os desvios de recursos para outros ministérios. Empenhar esforços pela valorização dos profissionais, o capital humano do SUS. Na guerra contra as Drogas, defendo a expansão e fortalecimento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Serviços Residenciais Terapêuticos e Unidades Psiquiátricas em Hospitais Gerais. Lutar pelo aumento dos recursos do orçamento anual do SUS para a saúde mental, defendendo a inclusão das ações na atenção básica; implementar uma política de atenção integral a usuários de álcool e outras drogas, que são um problema de saúde pública. Defenderei uma proposta de atendimento domiciliar aos idosos, por equipes multiprofissionais integradas por médicos, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e auxiliares de enfermagem, objetivando a integração familiar, melhor qualidade de vida e evitando internações. Na Agricultura, defenderei a votação do novo Código Florestal. Combater as invasões de propriedades. Defender políticas especiais à agricultura familiar. No Desenvolvimento Regional, quero conseguir trazer recursos para obras de infraestrutura, estradas, creches, postos de saúde e equipamentos hospitalares e agrícolas para dezenas de municípios. Procurar defender Emendas de Bancada, que de fato modifiquem as realidades regionais, cada região é um caso diferente de outra. Estimular a criação de polos tecnológicos. Estimular ações culturais e esportivas, o qual eu amo muito.

Afonso

Por que os nogueirenses devem votar em você e não em outro candidato? Essa é uma pergunta de começo de namoro: por que fulano e não sicrano? O meu maior incentivo para que os nogueirense votem em mim é que mesmo vindo de outro estado, fiz minha morada aqui, ou seja, continuarei sendo nogueirense de coração, com o endereço fixo, fácil de se encontrar, fácil de propor ideias a serem discutidas pelo resto do pais, melhorando não só a cidade, mas toda região.

Por que considera importante a nossa região ter uma representatividade na Câmara dos Deputados em Brasília? Pego como exemplo, o namoro; por mais interessante que seja o flerte com uma outra pessoa, que não seja a pessoa amada, se for sincera a relação, quem você ama é quem ocupará os seus pensamentos. Ou seja, cada deputado, defenderá a sua região de origem, ou que tenha afinidade.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.