24/02/2013

OPINIÃO: Empurra, empurra da educação… De quem é a culpa?

Sociólogo fala sobre a responsabilidade de educar

Por Luiz Augusto Rossi

Vivemos hoje uma situação complicada. Todos querem colocar a culpa de tudo em alguém. Quem? Tenho que encontrar o culpado! Viver em sociedade é algo muito complicado. Temos por mérito passar nossas responsabilidades para quem está mais próximo ou que tenha um dedo de participação em nossas vidas.

Onde encontrar esta formula mágica para a solução de todos nossos problemas? Culpar e delegar funções é muito fácil, difícil é fazer com que a outra parte entenda o que queremos. As famílias culpam a “Educação”, a “Educação” culpa as famílias. A educação e as famílias culpam as autoridades. A educação, a família e as autoridades culpam o sistema. A educação, as famílias, as autoridades e o sistema culpam as leis. De quem é a responsabilidade?

Todos somos culpados, temos que participar mais. Não podemos ser omissos a tudo. Primeiro temos que ir atrás das famílias, quando esta não funciona, vamos atrás das autoridades, quando esta não funciona, vamos atrás das leis. E a “Educação”? Tudo acontece por falta deste quesito. Quando não há família, sistema, autoridades e leis, não há educação. A educação só existirá quando todos estes quesitos forem totalmente preenchidos, com a formação da educação em primeiro lugar. Viver em sociedade pede em primeiro lugar o uso da educação e de uma normalidade social.

Leis? Onde? Se vivermos apenas do senso da vantagem, ou seja, o que está bom para minha pessoa é o que importa, estaremos delegando funções para os setores errados. Enquanto vivermos uma lei mesquinha, em que tudo posso e consigo, nossa sociedade, vai continuar se culpando e empurrando a responsabilidade para outros. Viver em sociedade não significa viver como “Gladiadores” e sim como pessoas, pensantes e prudentes. Viver nos dias atuais é como viver nos tempos de “Cesar”, pão e festa. Nossa vida foi transformada em um circo de hipocrisia e sarcasmo e muito pouco de pessoa e caráter.

A sociedade em si tenta mascarar seus problemas, colocando a culpa nos outros. Nossa falta de tempo delega às instituições, escolas, cursos de línguas e agremiações as responsabilidades pela “Educação que deveríamos dar”. Livram-nos de nossas responsabilidades, formam cidadãos fortes e conhecedores das matérias e línguas e jogos.

Isto é “Educação”? Antes de culparmos a educação, temos que dar educação. Antes de culparmos as famílias, temos que ser família. Antes de culpar as autoridades temos que ter autoridade. Antes de culparmos o sistema, temos que criar um sistema. Antes de culpar as leis temos que colocar leis familiares. De quem é a culpa?

…………………….

luiz rossi
Luiz Augusto Rossi é sociólogo e professor


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.