16/04/2018

Empresa gera emprego e renda através da cana em Artur Nogueira

Grupo Bom Retiro possui 4 mil hectares entre terras próprias e arrendamentos em diversas cidades da região

Informe publicitário

Em 1897, o Sr. José Mendes, sua esposa Patrocínia, e sete filhos, instalaram-se onde hoje é a chamada Fazenda Bom Retiro, vivendo da agricultura e da marcenaria. A família cresceu e em 1958, Benedicto Mendes, neto de José Mendes, realizou o primeiro plantio de cana em sua propriedade, passando a fornecer cana-de- açúcar para a usina Ester.

Essa parceria dura até hoje, e nesses 60 anos, a família Mendes expandiu as terras e se especializou na área. “Alguns anos foram difíceis, mas nos orgulhamos de ter traçado nossa história aqui”, afirma Elisangela Mendes Sarpa, uma das atuais administradoras do Grupo Bom Retiro. Atualmente a empresa é formada pela sociedade de Elisangela e Sílvio; Elaine e Jairo e pela Sarpa e Woord Prestação de Serviços Agrícolas LTDA.

O Grupo Bom Retiro possui uma área aproximada de cultivo de quatro mil hectares entre terras próprias e arrendamentos. A empresa atua como produtora de cana-de-açúcar e prestadora de serviços agrícolas para as cidades de Artur Nogueira, Cosmópolis (SP), Limeira (SP), Conchal (SP), Mogi-Mirim (SP), Engenheiro Coelho (SP) Martinho Prado (SP) e Mogi Guaçu (SP). “Contamos com 50 contratados efetivos, além de centenas de envolvidos, que trabalham para inovar com tecnologia em todos os setores do processo, buscando patamares de produtividade que geram competitividade”, ressalta Elisangela.

Geração de empregos

A agroindústria movimenta parte importante do Produto Interno Bruto do País (PIB). Ela é responsável por gerar empregos e sustentar diversas famílias que tem envolvimento com esse setor. Entre os meses de maio a novembro, o Grupo Bom Retiro, por exemplo, contribui na geração de muitos empregos pois são contratados profissionais para formar as equipes responsáveis pela colheita de suas áreas, como, por exemplo, motoristas, mecânicos, fiscais e técnicos, etc. Geralmente são profissionais que buscam o emprego temporário pela maior remuneração alcançada neste período.

Segurança nos processos

A cana é uma planta que precisa de muitos cuidados para crescer forte e ter qualidade. É necessário conhecer o solo onde a cultura será plantada, fazer análises, corrigir a acidez e incorporar nutrientes à terra. Após o plantio os cuidados com a planta são ainda maiores. Verificação do crescimento, incêndios e outros imprevistos podem ocorrer e a empresa precisa estar preparada para isso. O Grupo Bom Retiro possui à disposição caminhões pipa e outros equipamentos de prontidão caso qualquer incidente ocorra.

Bom gerenciamento de terras

O Grupo Bom Retiro arrenda terras de pequenos produtores. Nelas a empresa utiliza-se das boas práticas de produção utilizando tecnologia na construção das curvas de nível, sistematização e procurando cuidar bem da terra alugada.

O comportamento ético; responsabilidade social na produção da cana; comprometimento com as usinas, a população e à cidade; solidificação de parcerias e promoção da integridade do indivíduo e do meio ambiente são características que fazem do  Grupo Bom Retiro uma empresa de sucesso. A empresa, que em 2018 completa 60 anos, acredita que a sua história, valores e inovações continuarão fazendo Artur Nogueira crescer e se desenvolver. “Somos gratos à população e a cidade por mais um ano de boas perspectivas”, finaliza Elisangela.

Acesse o site www.grupobomretiro.agr.br e conheças as novidades no setor sucroalcooleiro.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.