15/03/2017

Em visita ao Espaço Mãe e Filho, vereadores negam falta de médicos em Artur Nogueira

Cristiano da Farmácia (PR) e Zé da Elétrica (PRP) comprometeram-se em fazer um levantamento oficial do número de pediatras e obstetras da cidade

Leonardo Saimon

Em visita ao Espaço Mãe e Filho, vereadores negaram falta de profissionais nas áreas de Pediatria e Obstetrícia em Artur Nogueira. O assunto veio à tona depois que mães reclamaram da demora para marcar consultas com pediatras somadas a entrevista feita pelo obstetra, Marcos Santos, que alegou falta de profissionais da área no município.

“Como vereador eu tenho que ir aos pontos que tenha médico, constatar se de fato há – e realmente tem. E é isso que estou fazendo aqui”, defendeu Cristiano da Farmácia (PR). Ao lado do vereador Zé da Elétrica (PRP), Cristiano (PR) contestou que houvesse déficit destes tipos de profissionais na cidade. Cristiano da Farmácia (PR) não soube informar quantos profissionais de pediatria e obstetrícia há no município, e nem se há fila de espera na cidade. Mas se comprometeu em disponibilizar à imprensa números oficiais.

Cristiano da Farmácia 2 -1489592519

“Uma das questões levantadas foi referentes ao atendimento pré-natal. Eu estou levantando esta informação também, mas existe um procedimento específico da direção de Saúde à nível nacional de que este tipo de atendimento é feito sim pelo clínico geral”, disse o vereador do PR.

A coordenadora do Espaço Vanessa Torres também negou falta de pediatras e ginecologistas na unidade. Segundo ela, as marcações não estão sendo demoradas e, em casos de urgências, o atendimento tem sido imediato. “Eu fiz um levantamento da demanda reprimida, a maioria dos PSFs não tem nenhuma paciente na fila de espera. A única unidade que a gente detectou um problema de espera é o Jardim do Lago. Que é uma unidade maior porque eles estão atendendo o Itamaraty e todas as casinhas”, explica Vanessa. Ela afirmou que o Espaço dispõe, atualmente, de três pediatras e três ginecologistas, que atende pacientes ao longo da semana.

“Eu aconselho as mães a procurar a enfermeira do seu bairro. Porque às vezes as mães procuram a recepção e elas passam a informação errada. Então, procure a enfermeira do seu bairro que ela vai rastrear você”, aconselhou a coordenadora.

Falta de médicos

Em reportagem publicada, recentemente, pelo Portal Nogueirense, mães reclamaram de problemas para marcar consultadas com pediatras. De acordo com elas – a espera por um agendamento chega a extrapolar um mês. Outra demanda advinda das mães de Artur Nogueira diz respeito ao reduzido número de profissionais na área da ginecologia. Segundo o médico Marcos Santos, o déficit era uma realidade.

O Portal Nogueirense também enviou um e-mail à Prefeitura de Artur Nogueira questionando todos os problemas apontados pelos moradores, durante a tarde de domingo (12), mas até a publicação da reportagem, nossa equipe não havia recebido a resposta do Executivo.

Espaço mãeefilho 2-1489592990Vereadores-1489592628

 ……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.