15/08/2014

Em uma semana nogueirenses reduzem 20% o consumo de água

De acordo com o Saean, lei de conscientização sobre o uso da água foi determinante para a garantia da redução.

Norton Rocha / Isadora Stentzler

Após ser aprovada na segunda-feira (4) da semana passada a lei que prevê multa para quem for flagrado desperdiçando água, o Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) registrou uma economia de 20% do uso da água na cidade. No entanto, o clima seco atrapalha o racionamento devido ao processo natural de evaporação das águas. De acordo com o órgão, este ritmo de vazão e uso da água, aliado às perspectivas de chuvas, mesmo que em baixa quantidade, devem reverter o cenário crítico.

Para reforçar a economia, a Saean estabeleceu horários em que desativa o bombeamento de água tratada: das 13 às 17 horas o município tem o sistema de água interrompido, gerando também uma forte economia e contribuindo para manter a Represa Cotrins – principal fonte de água da cidade – trabalhando em seu limite mínimo.

Com a capacidade de armazenar 315 mil metros cúbicos de água, atualmente a Represa Cotrins está com somente 47 mil metros cúbicos, cerca de 15% da sua capacidade, segundo informações divulgadas pelo Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean). Além da Represa Cotrins, outras duas fontes abastecem o município, o Rio Poquinha e agora o Balneário Municipal.

“Ampliamos a Estação de Tratamento de Água, criamos um reservatório novo e uma adutora nova, fizemos o desassoreamento da represa e estamos num processo de construção de uma estação de reuso da água, mas nada disso resolve se não tivermos água”, afirma o superintendente da Saean, Edson Antônio Sacilotto.

Sociedade consciente

Até o momento ninguém foi multado, no entanto, Sacilotto afirma que diversas pessoas fizeram denúncias no intuito de colaborar com o racionamento da água. Segundo ele, o processo de reeducação é fundamental para garantir um comportamento consciente com relação ao uso da água.

O superintendente elogia o desempenho dos nogueirenses frente a escassez da água. De acordo com Sacilotto, os moradores aderiram à campanha e atingiram uma redução de 20% no consumo de água tratada.

“Por enquanto estamos trabalhando a parte da informação e da conscientização. Não houve até o momento a necessidade de multar, mas a população está atenta, colaborando com a fiscalização”, declara o superintendente.

Dicas

A equipe do Nogueirense preparou 10 dicas para você evitar o desperdício de água sem deixar de fazer as tarefas do dia a dia. Confira:

1 – No Banho: Se molhe, feche o chuveiro, ensaboe-se e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2 – Ao escovar os dentes: Escove os dentes e enxágue a boca com a água do copo. Economize 3 litros de água.

3 – Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

4 – Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Após utiliza-las lembre de fechar bem.

5 – Conserte os vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

6 – Caixa d’água: Não deixe a caixa d’água transbordar e mantenha-a tampada.

7 – Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez.

8 – Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

9 – Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar.

10 – Na limpeza de quintal e calçadas use vassoura: Se precisar utilize a água que sai do enxágue da máquina de lavar.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.