13/10/2015

Em um ano, 28 pessoas foram diagnosticadas com câncer de mama em Artur Nogueira

Destes, 26 são mulheres e dois são homens. Dados foram divulgados pelo secretário Municipal de Saúde

De acordo com informações divulgadas em entrevista ao Portal Nogueirense, o secretário de Saúde do município, Zeedivaldo Miranda, confirmou que, de outubro de 2014 até o momento, 28 nogueirenses foram diagnosticados com câncer de mama. Destes, 26 são mulheres e dois são homens. Programação do Outubro Rosa, organizado no município busca conscientizar a sociedade quanto a importância do diagnóstico precoce como forma de combater a doença.

Zeedivaldo explicou ainda que hoje um equipamento de mamografia funciona das 8 às 16 horas durante a semana. A máquina tem uma “rotina semelhante a de Raio-X”, segundo o secretário, o que significa um fluxo considerável de atendimentos. “A mamografia é um dos exames mais fidedignos para investigar uma hipótese de câncer de mama. “Quando adquirimos este material, tínhamos uma demanda de quase 800 mamografias aguardando. De imediato caiu para 400 e hoje não temos mais fila”, afirma Zeedivaldo.

A prefeitura de Artur Nogueira promove no final de outubro um dia de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento faz parte da agenda do Outubro Rosa, que tem por objetivo apontar a importância da prevenção ao câncer de mama, de colo de útero e do autoexame. A atividade acontece na quinta-feira, dia 29 de outubro, na Lagoa dos Pássaros e na sede do Grupo Vida Nova. Podem participar pacientes dos Postos de Saúde e do Grupo Vida Nova.

O evento contará com uma caminhada junto com os profissionais de saúde, entrega de kits para os participantes, atividades físicas, palestra com uma médica e ainda um café da manhã. Para o secretário, este é um importante momento para fortalecer o trabalho de conscientização e garantir com que mais pessoas compreendam a necessidade de se prevenir o câncer de mama por meio de exames em momentos adequados. “Quando a doença está em estágio mais avançado, é realmente muito delicado”, explica.

Zeedivaldo reforçou ainda que muitos homens deixam de fazer o exame, mesmo com a suspeita por vergonha. “O homem fica muito tímido quando ele tem ginecomastia [aumento do volume das mamas em homens]. Ele custa a aparecer. Vem só quando tem uma cobrança muito grande em casa ou uma gozação por parte de colegas”, explica o secretário. No entanto, ele alerta que os riscos são grandes quando se tem a doença, tanto em homens quanto em mulheres e que o exame de mamografia pode contribuir para evitar maiores danos à vida.

IMG_1844a

29 de outubro

Programação:

07 horas: Início na Lagoa dos Pássaros com a entrega de kits pelo Fundo Social de Solidariedade, com a presença da primeira dama e presidente voluntária do Fundo, Naide Capato.

07h30: Início da caminhada até o grupo da 3ª Idade Vida Nova.

08 horas: Alongamento.

08h30: Abertura com palestra informativa.

09 horas: Café da Manhã, sorteio de brindes e encerramento.

Locais: Lagoa dos Pássaros e Grupo Vida Nova.

Grupos participantes: Grupo da 3ª Idade Vida Nova, pacientes dos PSF’s.

Pautas: Importância da prevenção ao câncer de mama, de colo de útero e do autoexame.

Parceria do projeto: Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civíl de Artur Nogueira.

Movimento Rosa

O Outubro Rosa começou nos Estados Unidos. A ação se espalhou por vários estados onde eram realizadas ações isoladas referente ao câncer de mama ou mamografia no mês de outubro.  Com a aprovação do Congresso Americano o mês de outubro se tornou o período nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. A partir de então o Brasil se uniu na conscientização e prevenção desta doença.

No Brasil, o câncer de mama é a segunda causa de morte entre as mulheres, somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 40 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.