11/08/2017

Sinal analógico será desligado em Artur Nogueira

Novo sinal trará melhorias na qualidade da imagem e som a partir de novembro

Michael Harteman

O sinal analógico de TV será desligado em Artur Nogueira no dia 29 de novembro. Por isso, as pessoas que ainda não tomaram providências para receberem o sinal digital devem ficar atentas à data, caso não queiram ficar sem as imagens da telinha. O novo sinal irá promover diversas melhorias para aqueles que ainda não o tem, como imagens mais nítidas, som de melhor qualidade, eliminação de ruídos e interferências, além de possibilitar interatividade e mobilidade.

Lembrando que o sinal digital continuará proporcionando o acesso aos canais abertos do Brasil gratuitamente. Para aqueles que ainda não tem uma TV digital, será preciso compra um aparelho conversor, encontrado em lojas especializadas. É importante ressaltar que, para cada televisão, será necessário um conversor. Uma dica dos profissionais da área é que a pessoa leve anotado o nome do modelo do aparelho que possui – identificação que pode ser encontrada no manual de instruções ou mesmo anotado no televisor.

Outra dica é que aparelhos fabricados após o ano de 2010 já possuem um conversor incluso, não necessitando, neste caso, da compra desse adaptador. Além disso, será necessário comprar uma antena que capte sinal digital. Para tanto, existem diversos modelos no mercado, algumas são externas (instaladas em cima das casas ou em áreas externas à apartamentos) e outras, internas (colocadas dentro de casa). As últimas não são indicadas pelos profissionais da área, já que podem sofrer influências de barreiras, como paredes, o que prejudicará a qualidade da imagem.

Algumas emissoras de menor expressão ainda não produzem sinal digital, o que deverá ser obrigatório até o ano de 2018. As pessoas que possuem pacotes de TV por assinatura, seja a cabo ou satélite, não necessitam fazer a compra desses aparelhos, pois já recebem em suas casas um sinal digital.

Por que está acontecendo essa troca?

O fim do sinal analógico é uma determinação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, através da portaria n° 378, de 22 de janeiro de 2016. A maioria dos municípios brasileiros terão acesso somente ao sinal digital até o fim de 2018 e, em poucos casos, a troca ocorrerá até 2023.

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.