01/09/2015

Editorial de aniversário

Há cinco anos da primeira notícia.

Em primeiro de setembro de 2010 era lançada na nuvem a promessa da inauguração de uma escola. A notícia, escrita por um jornalista dentro de seu quarto, seria a primeira das mais de 7 mil matérias publicadas pelo Portal Nogueirense. Ali começava o compromisso com a democracia, a verdade e a informação em Artur Nogueira. Um compromisso que se renova a cada dia, quando escutamos histórias, traduzimos em sentimentos e decodificamos em textos jornalísticos a responsabilidade de se produzir notícia.

E, diante do desafio de fazer jornalismo no interior, aprendemos que é com o povo que estão as melhores histórias, com isto entendemos a lógica de que o cidadão nogueirense precisa estar no Nogueirense. Assim, as ‘marias’ e os ‘josés’ viraram manchete na cidade e foram compartilhadas pelo mundo afora, fortalecendo nosso conceito de valorização dos personagens e contribuindo para dar vida às ações de cada um dos célebres nogueirenses que fazem deste veículo seu principal meio de informação.

A notícia em tempos digitais tem alcance inimaginável. Uma vez lançado mão do filho texto, ele se esvai para os povos e ali vira agente de mudança. Pois o fazer jornalístico tem a ver com essa solidez da informação concreta, com o contar o que ninguém quer que conte – o resto é publicidade, diria George Orwell. Isto tem a ver com unir as versões e os fatos e esmiuçar a pesquisa no melhor texto e na melhor voz a ser ouvida pelos desconhecidos cidadãos.

O compromisso assumido com a ética é que permite que isso se faça.

Na busca por histórias esbarra-se diariamente nos contos que se quer chorar ou clamar por justiça. Porque também é humano aquele que expõe os fatos. Mas quanto mais interessa o assunto, mais interessa o revelar.

É certo que há notas aparentemente sem brilho. Mas mesmo estas são importantes. O trilho pelo qual percorre o jornalismo é repleto de desafios nas mais diferentes camadas. Traduzir informações complexas em textos limpos e objetivos tem sido nossa máxima, que, aliada ao compromisso de zelar pelo profundo respeito ao cidadão nogueirense, faz efetivamente, deste portal um dos principais veículos da região.

Há quem diga que não passa o bicho repórter de um fofoqueiro metido. Mas se isso diz respeito a manter 50 mil pessoas informadas sobre o que acontece na cidade, bairro, rua, ele o é. E o é abraçado na plena convicção de que informação é poder.

Quantas histórias poderiam ser lembradas hoje de pessoas ajudadas a partir de um texto, de buracos tapados na rua a partir de uma manchete, de empregos conseguidos a partir de um click.

É por isso que não há melhor forma de comemorar esse dia do que com mais notícias on time. Porque para o Portal Nogueirense festa é levar informação confiável aos nogueirenses todos os dias.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.